Professor do Campus Belém publica artigo sobre experiência na formação de professores de Matemática
“A história do PIBID no IFPA e suas contribuições na formação do professores de Matemática” é o tema do artigo do professor Raimundo Otoni, publicado no segundo capítulo do livro Educação Contemporânea – Ensino Superior. A obra, que acaba de ser lançada pela editora Poisson, tem organização de Maria Célia da Silva Gonçalves e Bruna Guzman de Jesus.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
Em seu artigo, o professor Raimundo Otoni apresenta o resultado de uma pesquisa que analisou o processo de iniciação à docência na formação de professores de matemática do IFPA, a partir da implantação do PIBID, em 2009.
Entre as experiências vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência no IFPA estão participação em projetos investigatórios no contexto sociocultural da escola, elaboração de relatórios, artigos, relatos de experiências, organização de eventos acadêmicos, feiras de ciências, olimpíadas interdisciplinares e a prática docente em sala de aula.
“Essas ações certamente contribuem para a mudança de concepções dos futuros professores de Matemática e um estreitamento da relação entre a instituição de ensino superior e a escola pública da educação básica”, analisou o autor. Segundo o professor Otoni, são experiências como essas que estabelecem novas perspectivas para as futuras ações do PIBID nas escolas públicas: “Através das reflexões sobre as problemáticas da educação pública e seus impactos na formação do professor é possível criar e recriar novas metodologias e práticas didático-pedagógicas para a melhoria da qualidade do ensino público”, completou.
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