Página inicial > Publicações > Alunos de Pedagogia e Química encerraram semana de Formatura Online

Alunos de Pedagogia e Química encerraram semana de Formatura Online

• Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2020, 12h23
  • Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 12h41
  • Acessos: 2067

Nem mesmo a distância física e a preocupação com a pandemia foram capazes de atrapalhar as comemorações dos formandos do IFPA Campus Belém. Ao longo dos últimos quatro dias (24 a 27/11), 53 alunos de nove cursos concluem sua trajetória de graduação e se lançam para o mercado de trabalho. Nesta última sexta-feira,  27, encerrando a maratona de colação de grau online, formandos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Química receberam a outorga do Reitor do IFPA, professor Claudio Alex.

“A educação se faz pela arte do encontro, pela capacidade de gostar de pessoas e compreender suas diferenças. Nesse momento em que os encontros estão mediados pela tecnologia, vocês irão enfrentar muitas incertezas e desafios sem precedentes. Mas, como disse Aristóteles, ‘A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces’”, destacou o reitor. E para concluir, lembrou que a capacidade de adaptabilidade, mais do que nunca, será fundamental para os educadores: “Tenho certeza de que vocês estão prontos para a missão: formar profissionais qualificados e cidadãos críticos”.

A solenidade contou também com a participação do Diretor Geral do Campus Belém, professor Raimundo Otoni; do Diretor de Ensino, professor Laudemir Ferreira; e dos coordenadores dos cursos de Pedagogia e Química, respectivamente, professores Marta Coutinho Caetano e Cleber Silva e Silva.

Na quinta-feira (26/11), alunos dos cursos em Licenciatura em Geografia e Ciências Biológicas e Tecnologia em Saneamento Ambiental colaram grau, com a presença dos professores Ronaldo Braga, Fábio Estumano e Nircele Veloso, respectivamente, coordenadores dos cursos de Geografia, Ciências Biológicas e Saneamento Ambiental, além do reitor e dos diretores Geral e de Ensino.
Na ocasião, o reitor fez questão de reforçar a necessidade de continuar sonhando, mesmo depois de terem concluído uma importante etapa. “Acreditem em vocês, na capacidade de transformar o mundo a sua volta. A pessoa que não continua a sonhar, que não deseja o impossível, que não acredita no improvável e que não luta pelo que realmente acredita, vive pela metade. Busquem o topo da montanha, que representa a realização dos sonhos. Depois, procurem ir além deles”.

Mesmo à distância, formandos, familiares e amigos trocaram afeto e carinho – seja por abraços presenciais ou recados pelo chat da transmissão (os vídeos estão disponíveis no canal do Campus Belém no Youtube AQUI). Como a mensagem de Williany Menezes, pai da formanda Helisandra: “Parabéns, minha filha, por mais uma vitória vencida. Saiba que meu coração se enche de alegria e gratidão por Deus me permitir vivenciar este lindo momento junto a você!! Obrigado a todos os docentes, em especial à professora Jaqueline por suas contribuições na formação da minha filha. Que Deus abençoe esses profissionais que são tão importantes para a sociedade”.

Formandos em Licenciatura em Física e Tecnologia em Gestão Pública participaram da solenidade da quarta-feira (25/11), acompanhados dos professores Daniel Palheta Pereira e Pedro Carlos Loureiro, coordenadores dos respectivos cursos, além dos diretores Raimundo Otoni e Laudemir Ferreira.

Na terça-feira (24/11), o primeiro grupo: alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações. A solenidade contou com a participação do Diretor Geral do Campus, professor Raimundo Otoni Figueiredo, representando o reitor Cláudio Alex; do Diretor de Ensino, professor Laudemir Ferreira; e dos professores Talisman Teixeira e Gilvan Souza, respectivamente, coordenadores dos cursos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e de Licenciatura em Matemática.

Em seu discurso, o professor Raimundo Otoni destacou a importância da solenidade, como um reconhecimento à superação de todos – alunos, professores, técnicos e familiares. “Quero ressaltar a dedicação e a coragem de cada um de vocês para superarem os obstáculos que, sabemos, não foram poucos. O resultado está aqui: futuros profissionais capacitados prontos para atuarem no mercado de trabalho”. O diretor ainda complementou: “A todos vocês, agradeço por fazerem parte da história do IFPA Campus Belém. Desejo muito sucesso e, quem sabe, um até breve. Serão muito bem-vindos como futuros alunos de pós-graduação e como futuros professores”.