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Cursos

Licenciatura Plena em Física

1.APRESENTAÇÃO

A proposta de Cursos de Licenciatura na Área das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, quais sejam: Biologia, Química, Física e Matemática, toma como referencial a compreensão que os saberes se articulam de forma dinâmica, histórica e cotidiana. O tempo presente com suas novas exigências, os aspectos legais os parâmetros curriculares fomentam esta compreensão e leva-nos a reconhecer a necessidade de respeitar diversidades regionais e ideais pedagógicos hodiernos.
O contexto educacional em que tal proposta se situa é o da reforma da Educação Básica brasileira, momento em que se aponta para uma nova estrutura curricular, que adote como foco competências, desviando-se de um direcionamento conteudista e permita que seus alunos se adaptem a estrutura produtiva atual, sendo capaz de ter mobilidade que a autonomia e o espírito investigativo conferem.
As Diretrizes Curriculares para a formação do professor da Educação Básica apontam para a superação da descontinuidade existente dentro deste nível, ficando estes Cursos de Nível Superior com o compromisso de oferecer uma formação que prepare professores sintonizados com práticas pedagógicas centradas na construção de competências e habilidades de forma articulada e não fragmentada, sem, contudo desprezar o aprofundamento teórico que lhe permita realizar transposições e articulações entre os saberes disciplinares no conjunto do conhecimento escolar.

 

2.OBJETIVOS

O Curso de Licenciatura Plena em Física está organizado e atuará de modo a formar profissionais aptos a desenvolver competências que o levem ao:

  • Domínio do conhecimento pedagógico, incluindo novas linguagens e tecnologias, considerando os âmbitos do ensino e da gestão escolar de forma a promover a efetiva aprendizagem dos alunos.
  • Gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.
  • Comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos, inspiradores da sociedade democrática.
  • Compreensão do papel social da escola.
  • Domínio dos conteúdos a serem socializados, seus significados em diferentes contextos, e de sua ação interdisciplinar.
  • Resolver problemas concretos da prática docente e da dinâmica escolar, visando a aprendizagem dos alunos.

 

3.PERFIL PROFISSIONAL
  • Esta formação visa preparar os professores para:
  • Promover o desenvolvimento das competências previstas para os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, a partir da compreensão das expectativas de desenvolvimento e aprendizagem específicos dos alunos dessas etapas da escolaridade;
  • Compreender o papel do recorte específico da sua disciplina na área de organização curricular em que se insere;
  • Selecionar e organizar conteúdos de sua área/disciplina, de modo a assegurar sua aprendizagem pelos alunos das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, a partir de uma sólida formação nos diferentes aspectos de sua área, destacando seu objetivo, seus conteúdos, sua historicidade, seus métodos de investigação;
  • Compreender e aplicar o princípio da contextualização do conhecimento escolar como estratégia propiciadora da aprendizagem;
  • Selecionar contextos, problemáticos e abordagens que sejam pertinentes à aprendizagem de cada saber disciplinar e adequados à etapa de desenvolvimento do aluno;
  • Trabalhar os temas que são transversais ao currículo do ensino fundamental e contextuais ao do ensino médio, tanto em sua área específica como no convívio escolar;
  • Compreender as relações entre professor, aluno e saber a ser ensinado e propor/escolher seqüências didáticas adequadas ao desenvolvimento e aprendizagem de alunos nessas etapas da escolaridade a partir da compreensão de estudos e pesquisas das didáticas das diferentes áreas, da análise e da vivência de práticas em que esses conhecimentos possam ser experienciados;
  • Planejar e gerenciar o tempo, o espaço e as rotinas escolares, selecionar e usar recursos didáticos adequados e estratégias metodológicas, a partir da compreensão dos temas didáticos como os acima indicados, da observação, da tematização e da reflexão sobre a prática tal como entendida neste documento;
  • Analisar as produções dos alunos e interpretar o significado dos “erros”, para fazer intervenções apropriadas que façam os alunos avançarem em suas hipóteses, a partir do conhecimento sobre desenvolvimento e aprendizagem e do confronto entre esse conhecimento e a aplicação de teorias e práticas didáticas;
  •  
    Trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais, na perspectiva da inclusão, a partir da adaptação curricular das diferentes áreas de conhecimento às necessidades específicas desses alunos.

 

4.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

1° SEMESTRE
2° SEMESTRE
Disciplinas

C.H.Semanal

C.H. Total
Disciplinas C.H. Semanal
C.H. Total
Química-Metodologia e Prática I 02 40

Biologia-Metodologia e Prática II

02 40
Física-Metodologia e Prática I 02 40 Química-Metodologia e Prática II 02 40

Biologia-Metodologia e Prática I

02 40 Física-Metodologia e Prática II 02 40
Metodologia da Pesquisa Científica I 02 40 Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento 03 60
Estatística 04 80 Língua Portuguesa 02 40
Física Fundamental I 04 80 Física Fundamental II 04 80
Cálculo Diferencial e Integral I 02 40 Cálculo Diferencial e Integral II 04 80
Vivência da Prática Educativa (1) 02 40 Vivência da Prática Educativa (1) 02 40
TOTAL 20 400
TOTAL 21 420
(1) São 40h em sala de aula + 40h distribuídas conforme o plano de curso (1) São 40h em sala de aula + 40h distribuídas conforme o plano de curso
3° SEMESTRE 4° SEMESTRE
Disciplinas C.H. Semanal C.H. Total
Disciplinas C.H. Semanal
C.H. Total
Educação para as Relações Étnicos Raciais 02 40 Didática 03 60
Educação Especial 04 80 Compreensão da Função Social da Escola 02 40
Física Fundamental III 04 80 Física Fundamental IV 03 60
Cálculo Diferencial e Integral III 04 80 Álgebra Linear II 03 60
Álgebra Linear I 03 60 Cálculo Diferencial e Integral IV 04 80
Física Computacional 03 60 Vivência da prática Educativa VI (*) 02 40
Vivência da Prática Educativa III (1) 02 40      
TOTAL 22 440 TOTAL 18 360
(1) São 40h em sala de aula + 160h distribuídas conforme o plano de curso (*) São 40h em sala de aula + 160h distribuídas conforme o plano de curso    
5º SEMESTRE 6º SEMESTRE
Disciplinas C.H. Semanal
C.H. Total Disciplinas C.H. Semanal
C.H. Total
Legislação e Diretrizes Educacionais 02 40 Optativa I 03 60
Termodinâmica 03 60 Optativa II 03 60
Eletromagnetismo Clássico I 03 60 História da Física 02 40
Mecãnica Clássica I 03 60 Cultura e Ética Profissional 02 40
Física Moderna I 03 60 Física Moderna II 03 60
Vivência da Prática Educativa V (1) 02 40 Metodologia da Pesquisa Científica II 02 40
      Vivência da Prática Educativa (1) 02 40
TOTAL 16 320 TOTAL
17 340
(1) São 40h em sala de aula + 180h distribuídas conforme o plano de curso (1) São 40h em sala de aula + 180h distribuídas conforme o plano de curso
Disciplinas C.H. Semanal
C.H. Total
Políticas Públicas Educacionais no Brasil 03 60
Mecânica Clássica I 03 60
Mecânica Clássica II 03 60
Educação de Jovens e Adultos 03 60
Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol) 03 60
O Curso está composto de um total de 3020 horas, incluídas 1000 horas de prática educativa

 

5.EMENTA DO CURSO

 

Módulos Download
1º Semestre Aqui
2º Semestre Aqui
3º Semestre Aqui
4º Semestre Aqui
5º Semestre Aqui
6º Semestre Aqui
Optativas Aqui
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