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Perguntas e Respostas - DRCIN

Publicado: Terça, 23 de Novembro de 2021, 08h46 | Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2022, 12h20 | Acessos: 5734

 

1) Sou calouro do IFPA, como saber meu número de matrícula?

Acessar o link Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, clicar em “Técnico” ou “Graduação” (dependendo do curso), em seguida “Cursos”. Localizar o seu curso e clicar no ícone de lupa, para visualizar as informações do curso. Por fim, clicar em “Alunos Ativos” e procurar seu nome, ao lado dele estará o número de matrícula.

Caso não localize seu nome na relação, enviar solicitação com nome completo e curso ao e-mail da Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

2) Sou calouro do IFPA, como faço o cadastro no SIGAA?

Acessar o link Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas e na opção Discentes está disponível o Tutorial para acesso ao sistema como discente e realização do cadastro.
 

3) Sou aluno do IFPA e preciso de Atestado de Matrícula, Declaração de Vínculo Acadêmico, Histórico Escolar, Boletim de Notas, como devo proceder?

O aluno tem acesso a todos esses documentos pelo SIGAA. Os documentos, após impressos, possuem registro digital de autenticação.
 

4) Sou aluno do IFPA e preciso solicitar o TRANCAMENTO de matrícula, como devo proceder?

O aluno/responsável deverá preencher e assinar o Requerimento de Trancamento, apresentando justificativa e documentos comprobatórios para a solicitação. Caso o aluno seja menor de idade, o requerimento deverá ser assinado pelo seu responsável. Após assinado, o requerimento deverá ser digitalizado e encaminhado ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. O Requerente deverá acompanhar os trâmites processuais para ciência da análise processual. 
 
Acesse o Requerimento de Trancamento AQUI.
 

5) Como devo proceder para solicitar meu REINGRESSO ao IFPA?

O aluno/responsável deverá preencher e assinar o Requerimento de Reingresso Acadêmico, apresentando justificativa e documentos comprobatórios que corrobore a justificativa. Caso o aluno seja menor de idade, o requerimento deverá ser assinado pelo seu responsável. Após assinado, o requerimento deverá ser digitalizado e encaminhado ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. O Requerente deverá acompanhar os trâmites processuais para ciência da análise processual.
 
Acesse o Requerimento de Reingresso Acadêmico AQUI
 

6) Como solicitar transferência interna para outro Campus do IFPA?

O aluno/responsável deverá preencher e assinar o Requerimento de transferência Interna, apresentando justificativa para a solicitação. Caso o aluno seja menor de idade, o requerimento deverá ser assinado pelo seu responsável. Após assinado, o requerimento deverá ser digitalizado e encaminhado ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. Após análise do processo, caso seja deferido o pedido de transferência, o requerente receberá as orientações dos procedimentos de matrícula junto ao Campus de destino.
 
Acesse o Requerimento Transferência Interna AQUI.
 

7) Como solicitar guia transferência para fins de matrículas em outra Instituição de Ensino?

O aluno/responsável deverá preencher e assinar o Requerimento de transferência, digitalizar e enviar ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. Após análise do processo, caso seja deferido o pedido de transferência, o aluno receberá uma Guia de Transferência para poder ser matriculado na Instituição desejada.
 
Acesse o Requerimento AQUI.
 

8) Como solicitar transferência ex-officio para o IFPA?

O estudante/responsável deverá preencher e assinar o Requerimento de Solicitação de Transferência Ex-Officio. Após isto, digitalizar o requerimento e todos os documentos obrigatórios listados no mesmo e enviá-los ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. Após análise do processo pela Diretoria de Ensino, caso deferido, a Divisão de Registro, Controle e Indicadores - DRCIN entrará em contato com o requerente para os procedimentos de matrícula junto ao IFPA/Campus Belém.
 
Acesse o Requerimento de Solicitação de Transferência ex-officio AQUI.
 

9) Como solicitar o cancelamento de vínculo institucional com o IFPA?

O aluno/responsável deverá preencher e assinar o Requerimento de Solicitação de Cancelamento de Vínculo Institucional e o Termo de Desistência;

Após isto, juntar com todos os documentos obrigatórios listados no Requerimento, digitalizar em um só arquivo PDF e enviá-lo ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo;

O cancelamento de vínculo será realizado e o aluno/responsável receberá a resposta no e-mail preenchido no Requerimento.

Acesse o Requerimento de Cancelamento de Vínculo Institucional AQUI.
Acesse o Termo de Desistência AQUI.
 

10) Concluí meu curso técnico, como solicitar meu Diploma de Técnico e Histórico Escolar?

O aluno deverá preencher e assinar o Requerimento de solicitação de diploma e anexar todos os documentos listados no requerimento. Digitalizar toda a documentação em arquivo único (PDF) e enviar ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. O prazo para expedição do diploma é de 60 (sessenta) dias a contar da data de formalização do processo, desde que a situação acadêmica do requerente esteja em acordo com o Projeto Pedagógico do Curso.
 
Acesse o Requerimento de Diploma de Técnico AQUI
 

11) Concluí meu curso técnico e preciso de uma Declaração de conclusão de curso, como devo proceder?

O aluno deve encaminhar a solicitação de Declaração de conclusão de curso para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o número do processo de solicitação de Diploma. É importante que a documentação esteja completa no processo para que a Declaração possa ser expedida.
Caso ainda não tenha aberto o processo e precise da Declaração com urgência, anexar ao e-mail os seguintes documentos:
  1. Histórico Escolar comprovando a integralização do Curso;

  2. Atestado de Estágio e/ou Práticas Profissionais ou Declaração da Coordenação do Curso com a informação que o curso está dispensado de Estágio e/ou Práticas Profissionais.  

12) Como solicitar a 2ª Via do meu Diploma de Técnico e Histórico Escolar?

O aluno deverá preencher e assinar o Requerimento de solicitação de 2ª via de diploma e anexar todos os documentos listados no requerimento. Digitalizar toda a documentação em arquivo único (PDF) e enviar ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. O prazo para expedição do diploma é de 60 (sessenta) dias a contar da data de formalização do processo.
 
Acesse o Requerimento – Diploma de Técnico AQUI.
 

13) Concl meu curso de Graduação, como receber o grau?

Procurar a Coordenação do curso, uma vez que a abertura de processo de solicitação de colação de grau solene para os alunos concluintes de cursos de graduação é de responsabilidade da Coordenação.
 

14) Concluí meu curso de Graduação e preciso antecipar minha outorga de grau porque fui aprovado em Concurso Público, Mestrado, entre outras situações, como proceder?

O aluno deverá preencher e assinar o Requerimento de solicitação de outorga de grau antecipada e anexar os seguintes documentos:
  1. Histórico Escolar comprovando a integralização do Curso;

  2. Ata de Defesa TAC/TCC;

  3. Atestado de Estágio e/ou Práticas Profissionais ou Declaração da Coordenação do Curso com a informação que o curso está dispensado de Estágio e/ou Práticas Profissionais;

  4. Comprovante de regularização junto ao ENADE (fornecido pela Coordenação do curso);

  5. Documento comprobatório da urgência (exemplo: resultado de processo seletivo, comprovante de aprovação em concurso, etc.)

Digitalizar toda a documentação em arquivo único (PDF) e enviar ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo.
 
Acesse o Requerimento de Colação Antecipada AQUI.
 

15) Concluí meu curso de Graduação e, por algum motivo, não recebi o grau no período correto. No entanto, preciso receber o grau extemporaneamente porque fui aprovado em Concurso Público, Mestrado, entre outras situações, e não posso aguardar a próxima cerimônia de colação de grau. Como proceder?

O aluno deverá preencher e assinar o Requerimento de solicitação de outorga de grau extemporânea e anexar os seguintes documentos:
  1. Histórico Escolar comprovando a integralização do Curso;

  2. Ata de Defesa TAC/TCC;

  3. Atestado de Estágio e/ou Práticas Profissionais ou Declaração da Coordenação do Curso com a informação que o curso está dispensado de Estágio e/ou Práticas Profissionais;

  4. Comprovante de regularização junto ao ENADE (fornecido pela Coordenação do curso);

  5. Documento comprobatório da urgência (exemplo: resultado de processo seletivo, comprovante de aprovação em concurso, etc.)

Digitalizar toda a documentação em arquivo único (PDF) e enviar ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo.
 
Acesse o Requerimento de Colação de Grau Extemporânea AQUI
 

16) Já recebi o grau da minha graduação, como solicitar meu Diploma/Histórico de Graduação?

O aluno deverá preencher e assinar o Requerimento de solicitação de diploma e anexar todos os documentos listados no requerimento. Digitalizar toda a documentação em arquivo único (PDF) e enviar ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. O prazo para expedição do diploma é de 60 (sessenta) dias a contar da data de formalização do processo, desde que a situação acadêmica do requerente esteja em acordo com o Projeto Pedagógico do Curso. Ressaltamos que a expedição dos diplomas de graduação é realizada pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN).
 
Acesse o Requerimento de Diploma Graduação AQUI.
 

17) Como solicitar a 2ª via do meu Diploma/Histórico de Graduação?

Deverá ser formalizado novo processo, seguindo o mesmo procedimento da solicitação da 1ª via.
 

18) Concluí meu curso de graduação e preciso de uma Declaração de conclusão de curso mas ainda não recebi o grau, como devo proceder?

O aluno deve enviar a solicitação de Declaração de conclusão de curso para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., anexar ao e-mail os seguintes documentos:
  1. Histórico Escolar comprovando a integralização do Curso;

  2. Ata de Defesa TAC/TCC;

  3. Atestado de Estágio e/ou Práticas Profissionais ou Declaração da Coordenação do Curso com a informação que o curso está dispensado de Estágio e/ou Práticas Profissionais;

  4. Comprovante de regularização junto ao ENADE (fornecido pela Coordenação do curso);

  5. Documento comprobatório da urgência (exemplo: resultado de processo seletivo, comprovante de aprovação em concurso, etc.)

 

19) Sou egresso da Instituição, como solicitar meu Histórico Escolar?

O egresso deve enviar a solicitação de Histórico para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o curso e ano de conclusão e anexando ao e-mail cópias dos seguintes documentos: RG ou documento de identidade válido, CPF e comprovante de residência.
 

20) Sou egresso da Escola Técnica Federal do Pará (ETF/PA) ou do Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (CEFET/PA), como solicitar Diploma de Técnico / Certificado de Auxiliar Técnico / Certificado do Ensino Médio / Certificado por Módulos ?

O egresso deverá preencher e assinar o Requerimento e anexar todos os documentos listados no requerimento. Digitalizar toda a documentação em arquivo único (PDF) e enviar ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. O prazo para expedição é de 60 (sessenta) dias a contar da data de formalização do processo, desde que a situação acadêmica do requerente esteja em acordo com o Projeto Pedagógico do Curso.
 
Acesse o Requerimento de Diploma de Técnico ETFPA/CEFET AQUI.
 
Acesse o Requerimento de Certificado de Auxiliar Técnico/Certificado de Ensino Médio/ Certificado por Módulos AQUI.
 

21) Sou egresso da Escola Técnica Federal do Pará (ETFPA), como solicitar a Certidão de Tempo Escolar de Aluno Aprendiz para efeito de aposentadoria junto ao INSS?

O egresso deverá preencher e assinar o Requerimento de solicitação de Certidão de Aluno Aprendiz e anexar todos os documentos listados no requerimento. Digitalizar toda a documentação em arquivo único (PDF) e enviar ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. O prazo para expedição é de 30 (trinta) dias úteis a contar da data de formalização do processo.
 
Acesse o Requerimento Certidão de Aluno Aprendiz AQUI.
 

22) Quais os requisitos necessários para garantir o Certificado do Ensino Médio com base nas notas obtidas no ENEM?

Para que o participante do Exame Nacional do Ensino Médio tenha direito à Certificação, é necessário:
  1. Ter realizado o ENEM até a edição de 2016 (a partir de 2017, a Certificação é somente pelo ENCCEJA);

  2. Ter indicado, no ato da inscrição para o exame, o IFPA/Campus Belém como Instituição Certificadora;

  3. Ter atingido o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação. OBS: caso não atinja a pontuação mínima em todas as áreas numa única edição do exame, poderá apresentar resultados de outras edições para complementar as áreas. 

23) Possuo os requisitos para ser certificado pelo ENEM, como solicitar 1ª via do meu Certificado do Ensino Médio – ENEM?

Acessar o site https://certificado-enem.ifpa.edu.br/, preencher o formulário eletrônico indicando o ano do ENEM e o tipo de documento desejado (Certificado).
 
Preencher e assinar a Declaração de que não possui o Ensino Médio completo e o Requerimento de Certificação ENEM e anexar todos os documentos listados no requerimento. Digitalizar toda a documentação em arquivo único (PDF) e enviar ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. O prazo para expedição é de 60 (sessenta) dias a contar da data de formalização do processo.
 
Acesse a Declaração ENEM AQUI.
 
Acesse o Requerimento ENEM AQUI.
 

24) Como solicitar a 2ª via do Certificado do Ensino Médio – ENEM?

Deverá ser formalizado novo processo, seguindo o mesmo procedimento da solicitação da 1ª via.
 

25) Realizei o ENEM e indiquei o IFPA Campus Belém como Instituição Certificadora, porém não atingi a pontuação mínima em todas as áreas. Como solicitar uma Declaração Parcial?

O participante do Exame Nacional do Ensino Médio tenha direito à Certificação que tenha atingido a pontuação mínima apenas em 04 ou menos áreas não terá direito ao Certificado, no entanto poderá receber uma Declaração Parcial de Proficiência enviando e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando a Declaração e anexando cópia digitalizada dos seguintes documentos: RG ou documento de identidade válido, CPF, comprovante de endereço e Boletim individual de resultados do ENEM (obtido no site https://inep.gov.br).
 

26) Quais os requisitos necessários para garantir o Certificado do Ensino Médio com base nas notas obtidas no ENCCEJA?

Para que o participante do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos tenha direito à Certificação, é necessário:
  1. Ter indicado, no ato da inscrição para o exame, o IFPA/Campus Belém como Instituição Certificadora;

  2. Ter atingido o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e o mínimo de 5,0 (cinco) pontos na Redação. OBS¹: para ser considerado habilitado na área de “Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação”, o requerente deverá obter o mínimo de 100 (cem) pontos nesta área simultaneamente com o mínimo de 5,0 (cinco) pontos na Redação na mesma edição do exameOBS²: caso não atinja a pontuação mínima em todas as áreas numa única edição do exame, poderá apresentar resultados de outras edições para complementar as áreas. 

27) Possuo os requisitos para ser certificado pelo ENCCEJA, como solicitar (1ª via) meu Certificado do Ensino Médio – ENCCEJA?

Acessar o site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/, preencher o formulário eletrônico indicando o ano do ENCCEJA e o tipo de documento desejado (Certificado). 
Preencher e assinar a Declaração de que não possui o Ensino Médio completo e o Requerimento de Certificação ENCCEJA e anexar todos os documentos listados no requerimento. Digitalizar toda a documentação em arquivo único (PDF) e enviar ao Protocolo Geral, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para abertura de processo. O prazo para expedição é de 60 (sessenta) dias a contar da data de formalização do processo.
 
Acesse a Declaração AQUI.
 
Acesse o Requerimento AQUI.
 

28) Como solicitar a 2ª via do Certificado do Ensino Médio – ENCCEJA?

Deverá ser formalizado novo processo, seguindo o mesmo procedimento da solicitação da 1ª via.
 

29) Realizei o ENCCEJA e indiquei o IFPA Campus Belém como Instituição Certificadora, porém não atingi a pontuação mínima em todas as áreas. Como solicitar uma Declaração Parcial?

O participante do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos que tenha atingido a pontuação mínima apenas em 04 ou menos áreas não terá direito ao Certificado, no entanto poderá receber uma Declaração Parcial de Proficiência acessando o site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/, preenchendo o formulário eletrônico indicando o ano do ENCCEJA e o tipo de documento desejado (Declaração). Após o preenchimento do formulário, a Declaração é gerada automaticamente e impressa pelo próprio requerente. 
 
OBS: A Declaração Parcial de Proficiência impressa no site possui autenticação digital fornecida pelo sistema, portanto não necessita de assinatura.
 

30) Qual o prazo para recebimento de documentos solicitados?

  1. Certificado do ENEN/ENCCEJA – 60 dias úteis

  2. Diplomas de Cursos Técnicos – 60 dias úteis

  3. Diplomas de Cursos de Graduação – 60 dias úteis

  4. Certidão de Aluno Aprendiz – 30 dias úteis

  5. Guia de Transferência – 30 dias úteis

  6. Declarações diversas – 7 dias úteis

  7. Histórico Escolar para alunos da ETFPA e/ou CEFET/PA – 30 dias úteis 

31) Já abri processo de solicitação de documento, como posso recebê-lo?

Em razão da pandemia, o IFPA Campus Belém suspendeu o atendimento presencial e a equipe DRCIN trabalha, em sua maioria, de forma remota, porém com algumas servidoras trabalhando presencialmente em regime de revezamento.
 
No entanto, em razão da expedição de diversos documentos pela equipe da DRCIN durante este período da pandemia e a importância para os requerentes receberem estes documentos, está sendo realizado um agendamento através do link: https://www.sympla.com.br/atendimento-agendado---certidao-certificado-encceja-e-diploma__1073365.
 
OBS¹: Antes de agendar, é importante confirmar que o documento solicitado foi expedido. Após aberto o processo no Protocolo Geral, é possível acompanhar o andamento acessando o site https://sipac.ifpa.edu.br/public/jsp/portal.jsf?modo=classico, clicando em “Processos” e fazendo a pesquisa pelo número ou nome do interessado.
 
OBS²: Após o agendamento, o requerente deverá comparecer na data escolhida munido de documento de identidade válido e máscara.
 
 ATENÇÃO!!!
 
Para demais informações e esclarecimentos encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
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