Sobre o Fórum Estratégico Permanente

Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 12h55 | Última atualização em Sexta, 10 de Julho de 2020, 18h24 | Acessos: 2529

Para garantir que um menor número de pessoas se contamine com o coronavírus, o distanciamento social foi uma medida essencial e necessária. Aos poucos, no entanto, alguns setores da economia já voltam suas atividades. No caso da educação, ainda não há data definida, mas muitos estudos estão sendo elaborados para permitir um retorno seguro a todos – estudantes e profissionais.

O Conselho Superior do IFPA, por meio do Comitê de Crise, vem acompanhando os dados sobre a pandemia no Pará e os avanços sobre vacinas no país. A partir dessas informações, foi elaborada uma minuta de “Diretrizes para o Planejamento Institucional de Retomada das Atividades Presenciais no IFPA e Recomposição do Calendário Acadêmico 2020”.

A proposta foi apresentada e discutida na 66ª Reunião do Conselho Superior do IFPA (Consup) e na reunião do Comitê de Crise do IFPA, respectivamente, nos dias 16 e 18 de junho. O documento contempla os fatores de riscos, as fases e as medidas que devem ser adotadas para garantir segurança sanitária de todos. Mas, por enquanto, as atividades presenciais continuam suspensas por tempo indeterminado.

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, foi realizada a 4ª Reunião Integrada Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPA, com a participação dos diretores das respectivas áreas de todos os Campi. O Campus Belém foi representado pelos diretores de Ensino, Laudemir Roberto Ferreira Araújo; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Reginaldo da Silva, e de Extensão, Jair Alcindo Lobo de Melo. O objetivo do encontro foi construir, de forma coletiva, diretrizes institucionais, incluindo planejamento acadêmico, assistência estudantil, estágio e práticas profissionais, entre outros temas.

Neste sentido, o Campus Belém, entendendo como necessário ampliar a discussão em torno do estabelecimento do de plano de retorno às atividades, apresenta o Evento “Fórum Estratégico Permanente”. Para tanto, foi criada uma comissão que organizará o Fórum, de acordo com a Portaria Nº 283/2020-Campus Belém/IFPA, de 1º de julho de 2020. O evento será realizado de forma virtual e contará com a participação de vários setores – alunos, técnicos, professores, governo. Em breve, acompanhe os detalhes da programação no nosso site e nas redes sociais.

Objetivo geral

Discutir com a comunidade acadêmica do IFPA/Campus Belém, poder público federal e a sociedade, sobre estratégias viáveis na construção do Plano Estratégico para o desenvolvimento presencial e virtual das atividades acadêmicas no contexto da pandemia e pós-pandemia.

Objetivos específicos

• Contribuir com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos oficiais para o estabelecimento das atividades acadêmicas no pós-pandemia;
• Discutir metas e ações estratégicas de suporte para o retorno às atividades presenciais, com base nas diretrizes estabelecidas pelos órgãos oficiais;
• Envolver a comunidade acadêmica e a sociedade nas ações de preparação ao retorno às atividades educacionais na Educação Profissional e Tecnológica do IFPA/Campus Belém.