Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE
|COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES|PÚBLICO ALVO|EQUIPE|SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS|FICHAS E FORMULÁRIOS| MANUAIS E REGULAMENTOS|
Apresentação
Atualmente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém tem direcionado sua política educacional de acordo com a política nacional de Educação para Todos, o que lhe permite compreender que, a política de inclusão escolar implementada no decorrer dos últimos anos na educação brasileira, hoje traz reflexos no fluxo escolar dos alunos com deficiência, que passaram a exercer sua cidadania e cobrar assim seu direito de acesso e permanência nas instituições que abrem o espaço para o mundo do trabalho.
Desta forma, através da implantação do Projeto de Inclusão, o IFPA – Campus Belém espera proporcionar avanços na implantação de ações que buscam democratizar o acesso dos grupos historicamente excluídos do sistema educacional - em destaque os alunos com necessidades educacionais específicas - principalmente do processo de profissionalização e inclusão no mercado de trabalho, promovendo ampliação do número de vagas, aperfeiçoamento das condições de acesso, permanência e saída destes alunos do Instituto.
Objetivos da Coordenadoria de Acessibilidade
Segundo a Resolução CONSUP/IFPA No 847, de 24 de outubro de 2022; esta resolução estabelece nos artigos: 13, 14, 15, 16, as diretrizes, princípios, composição e atribuições do Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará /IFPA.
Art. 13. O NAPNE tem por objetivos:
I - empreender esforços no sentido de promover o sucesso escolar e no mundo do trabalho dos estudantes público alvo da educação especial e necessidades educacionais específicas, que estejam regularmente matriculados no IFPA;
II - incentivar, mediar e facilitar os processos de inclusão educacional e profissional de estudantes público alvo da educação especial e necessidades educacionais específicas na instituição;
III - subsidiar as políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão para compor o planejamento do Campus de modo a atender os estudantes;
IV - assegurar a Inclusão Escolar em todos os níveis e modalidades de ensino oferecidos no IFPA;
V - promover e mediar eventos e formação continuada na área da inclusão na educação;
VI - integrar os diversos segmentos que compõe a comunidade institucional na construção e execução de ações inclusivas;
VII - difundir a política e a cultura de inclusão no âmbito interno e externo do IFPA;
Redes Sociais