Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Central de Informações > COVID-19: IFPA apresenta proposta de diretrizes para retomada de atividades
Início do conteúdo da página
Covid-19

COVID-19: IFPA apresenta proposta de diretrizes para retomada de atividades

  • Publicado: Sábado, 22 de Agosto de 2020, 19h10
  • Última atualização em Sábado, 22 de Agosto de 2020, 19h10
  • Acessos: 2408


Para garantir que um menor número de pessoas se contamine com o coronavírus, o distanciamento social foi uma medida essencial e necessária. Aos poucos, no entanto, alguns setores da economia já voltam suas atividades. No caso da educação, ainda não há data definida, mas muitos estudos estão sendo elaborados para permitir um retorno seguro a todos – estudantes e profissionais.

O Conselho Superior do IFPA, por meio do Comitê de Crise, vem acompanhando os dados sobre a pandemia no Pará e os avanços sobre vacinas no país. A partir dessas informações, foi elaborada uma minuta de “Diretrizes para o Planejamento Institucional de Retomada das Atividades Presenciais no IFPA e Recomposição do Calendário Acadêmico 2020”.

A proposta foi apresentada e discutida na 66ª Reunião do Conselho Superior do IFPA (Consup) e na reunião do Comitê de Crise do IFPA, respectivamente, nos dias 16 e 18 de junho. O documento contempla os fatores de riscos, as fases e as medidas que devem ser adotadas para garantir segurança sanitária de todos. Mas, por enquanto, as atividades presenciais continuam suspensas por tempo indeterminado.

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, foi realizada a 4ª Reunião Integrada Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPA, com a participação dos diretores das respectivas áreas de todos os Campi. O Campus Belém foi representado pelos diretores de Ensino, Laudemir Roberto Ferreira Araújo; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Reginaldo da Silva, e de Extensão, Jair Alcindo Lobo de Melo. O objetivo do encontro foi construir, de forma coletiva, diretrizes institucionais, incluindo planejamento acadêmico, assistência estudantil, estágio e práticas profissionais, entre outros temas.

Fórum Estratégico - Esses assuntos também serão tema do I Fórum Estratégico Permanente, promovido pelo IFPA Campus Belém. A proposta do evento é discutir, permanentemente, com a comunidade acadêmica, poder público federal e a sociedade, estratégias viáveis na construção do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Presencial e Virtual das Atividades Acadêmicas. Para tanto, foi criada uma comissão que organizará o Fórum, de acordo com a Portaria Nº 283/2020-Campus Belém/IFPA, de 1º de julho de 2020. O evento será realizado de forma virtual e contará com a participação de vários setores – alunos, técnicos, professores, governo. Em breve, acompanhe os detalhes da programação no nosso site e nas redes sociais.

Na primeira etapa do Fórum, ocorrerão reuniões internas com diretores, assessores, chefes de departamentos, divisões, seções, setores e coordenações, para tornar as ações do planejamento mais democráticas. No período de 6 a 17 de julho, serão discutidos as orientações apresentadas pelos seguintes documentos oficiais: “Diretrizes para o Planejamento Institucional de Retomada das Atividades Presenciais no IFPA e Recomposição do Calendário Acadêmico 2020”, publicado pela Reitoria no dia 18 de junho; “Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino”, divulgado pelo MEC, e “Diretrizes para Elaboração de Planos de Contingência para o Retorno às Atividades Presenciais nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), ambos disponibilizados no dia 1º de julho.

É fundamental que você também leia os documentos, analise as orientações, e anote sugestões, que poderão ser compartilhadas, futuramente, durante o I Fórum Estratégico Permanente. Sua colaboração será fundamental para construirmos, juntos, uma retomada das atividades acadêmicas segura para todos.

Confira AQUI o documento do MEC

Confira AQUI o documento do Comitê de Crise

Confira AQUI o documento do CONIF

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
-->