Página inicial > Central de Informações > COVID-19: Campus Belém lança Fórum Estratégico Permanente

COVID-19: Campus Belém lança Fórum Estratégico Permanente

• Publicado: Sábado, 22 de Agosto de 2020, 19h12
  • Última atualização em Sábado, 22 de Agosto de 2020, 19h12

Discutir, permanentemente, com a comunidade acadêmica, poder público federal e a sociedade, estratégias viáveis na construção do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Presencial e Virtual das Atividades Acadêmicas. Esse é o objetivo do Fórum Estratégico Permanente do IFPA Campus Belém, lançado nesta quarta-feira (8/7), via conferência web (RNP) e transmitido ao vivo pelo Youtube.

O evento contou com a presença do Reitor do IFPA, Cláudio Alex; do Diretor Geral do Campus Belém, Raimundo Otoni; dos diretores de Ensino, Laudemir Roberto Ferreira Araújo; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Reginaldo da Silva; de Extensão, Jair Alcindo Lobo de Melo; de Administração e Planejamento, Nazaré Rodrigues; de Desenvolvimento Humano e Social, Sady Salomão; da Chefe de Gabinete, Neila Cabral; além de chefes de Departamentos, Divisões e Seções e coordenadores.

Na abertura, o professor Raimundo Otoni explicou que o Fórum é um espaço democrático para o debate sobre a retomada das atividades do Campus e que todas as decisões serão avaliadas permanentemente pela gestão. “De todo o IFPA, o Campus Belém é o que apresenta o maior quantitativo de alunos e servidores, daí a preocupação ainda maior para as medidas de prevenção. O Fórum pretende, assim, ser um instrumento que vai permitir um diálogo mais próximo com todas as áreas envolvidas, a partir das diretrizes já apresentadas pelo Comitê de Risco e pelo próprio Ministério da Educação”.

Segundo o diretor do Campus Belém, o Fórum está dividido em três etapas: primeira envolve os gestores; a segunda, alunos e sociedade, por meio de eventos online, questionários e enquetes; e a terceira refere-se ao acompanhamento das ações previstas no Plano de Retomada. “Até o dia 14 de agosto iremos apresentar à Reitoria o Plano Estratégico do Campus Belém, mas o nosso trabalho será permanente para garantir ajustes e melhorias no processo”, completou.

A iniciativa do Fórum foi parabenizada pelo Reitor, que fez questão de reforçar o total apoio ao Campus Belém na implantação dos procedimentos a serem adotados. O professor Cláudio Alex lembrou ainda que a decisão da retomada das atividades do IFPA depende também de deliberações das autoridades estaduais e municipais.

Em seguida, todos os diretores do Campus Belém apresentaram as ações desenvolvidas desde a suspensão das atividades acadêmicas e o plano de trabalho para garantir o retorno de forma segura e responsável, tanto para alunos quanto para servidores. (Confira abaixo a apresentação de cada Diretoria)

No encerramento da primeira atividade do Fórum, a professora Neila Cabral, que faz parte da coordenação geral do evento (ao lado dos professores Raimundo Otoni e Mary Dias), apresentou o cronograma das próximas ações, agradeceu a participação de todos os envolvidos e solicitou a multiplicação das informações apresentadas.

Acompanhe o site e as redes sociais do Campus Belém para ficar por dentro da programação do Fórum e para saber como participar, dando suas sugestões.

Caso você queira conferir o evento na íntegra, clique AQUI.

Para acessar a apresentação dos diretores, clique abaixo:

Direção de Ensino

Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Direção de Extensão

Direção de Administração e Planejamento

Direção de Desenvolvimento Humano e Social

Confira abaixo os documentos que estão norteando as discussões:

Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino (MEC)

Diretrizes para o Planejamento Institucional de Retomada das Atividades Presenciais no IFPA e Recomposição do Calendário Acadêmico 2020 (Comitê de Crise do IFPA)

registrado em: ,