Página inicial > ifpanaciencia > Artigo - Parauapebas: na capital do minério, expansão das atividades terciárias

Artigo - Parauapebas: na capital do minério, expansão das atividades terciárias

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 08h39 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 08h48 | Acessos: 374

O professor Dr. Áthila Lima Kzam, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA campus Belém, publicou um artigo na renomada revista franco-brasileira de geografia Confins.

Com o título de “Parauapebas: na capital do minério, expansão das atividades terciárias”, o artigo tem o objetivo de compreender a reestruturação intraurbana do Município decorrente do crescimento de atividades do ramo. Dessa forma, realiza uma pesquisa quali-quantitativa com os dados primários do cadastro Central de Empresas, censos demográficos, finanças públicas e da Relação Anual de Informações Sociais do Ministérios do Trabalho e Emprego.

Além disso, a publicação do artigo reforça a qualificação do corpo docente do campus Belém, revelando a importância que a pesquisa científica possui para a difusão do conhecimento e instigação da comunidade acadêmica em aprofundar os debates acerca do fenômeno urbano no espaço amazônico.

A revista Confins é filiada na França no Centro de Pesquisa e Documentação sobre as Américas - Creda, e no Brasil pelo Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo - USP. Além disso, a revista é avaliada com Qualis A1 pela Capes, e apoiada pelo  l’Institut des Sciences Humaines et Sociales du CNRS.

Acesso o artigo clicando AQUI.