Página inicial > ifpanaciencia > Alunos do Campus Belém Publicam Artigo em Periódico Nacional

Alunos do Campus Belém Publicam Artigo em Periódico Nacional

Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2024, 12h56 | Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2024, 12h56 | Acessos: 126

O Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura - NUPEC publicou artigo na Revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEHD), periódico ligada ao Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS) e abrigado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Intitulado "Território e populismo digital: uma visão cibergeográfica a partir do bolsonarismo", o artigo foi escrito por Wesley Ribeiro Cantão Silva, graduando do Curso de Licenciatura em Geografia, e Márcia Sousa França, Bacharel em Direito e estudante do curso técnico subsequente de Geodésia e Cartografia, sob orientação do antropólogo e coordenador do NUPEC, Prof. Dr. Breno Alencar, e apresentou os resultados da pesquisa de iniciação científica "Ciberespaço e populismo digital: o nascimento e o crescimento do bolsonarismo nas redes sociais entre 2013 e 2022" financiada e aprovada pela Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal do Pará, campus Belém, por meio do Edital 013/2023.

O artigo aborda o nascimento e o crescimento do bolsonarismo nas redes sociodigitais, assim como   sua   atuação   e   articulação   política nos   espaços   virtuais compreendidos, conceitualmente, como ciberespaço e território digital, além do populismo digital e sua relação direta com este movimento. Adotando como recorte temporal o período entre as Jornadas de Junho de 2013  e as eleições presidenciais de 2018, a pesquisa realizou levantamento sistemático da literatura especializada, sobretudo em relação aos descritores “ciberespaço”, “território digital”, “bolsonarismo” e “populismo digital”.

A publicação de artigo periódico indexado nacionalmente estava previsto no projeto de pesquisa e ao alcançar este objetivo, o NUPEC reforça seu papel institucional de contribuir para a divulgação científica do IFPA. Para Wesley Silva, um dos autores do trabalho, "É essencial a publicação de um artigo em uma revista científica, principalmente por conta da possibilidade de circulação, chegando a mais pessoas. E, se tratando especificamente deste artigo, que ele será essencial para fomentar e contribuir para o debate da geografia, internet e digital.

Acesse o artigo atraves do link: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/cehd/index

Baixe o PDF clicando AQUI.