Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > ifpanaciencia > Artigo: Uso de Texto Autêntico em Práticas de Alfabetização e Letramento Mediadas pelo App Google ARTS And Culture
Início do conteúdo da página

Artigo: Uso de Texto Autêntico em Práticas de Alfabetização e Letramento Mediadas pelo App Google ARTS And Culture

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2024, 14h41 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2024, 14h41 | Acessos: 90

O estudo aborda a alfabetização pela ótica das tecnologias digitais, discutindo o uso dos textos autênticos do aplicativo Google Arts and Culture para o letramento (SOARES, 2004; FREIRES; MORGADO; BENTO, 2022). Objetiva analisar os textos autênticos do aplicativo Google Arts and Culture como contributo para a alfabetização e letramento como aproximação entre escola e sociedade no aspecto de uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental. É um estudo qualitativo (FÁVERO; PINHEIRO; SARTORI, 2023). O método é o estudo de caso; e a coleta de dados a observação estruturada (FONTANA; ROSA 2023). A análise dos dados por análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados apontaram que é possível utilizar os textos autênticos da tecnologia digital supracitada na alfabetização e que é importante a criação de um guia didático, que apresente as características e como usar o aplicativo na alfabetização, sobretudo para professores não familiarizados com as tecnologias digitais.

AUTORIA: Tiago Ferreira Damasceno - Aluno da Especialização em Linguagens e Artes na Formação Docente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém.

Prof. Dra. Nathália da Costa Cruz - Professora da Especialização em Linguagens e Artes na Formação Docente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém.

Confira o trabalho completo em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1564/1310

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->