Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > ifpanaciencia > Artigo: Patriarcado e Relações de Gênero na Obra Eram Seis Assinalados de Lindanor Celina
Início do conteúdo da página

Artigo: Patriarcado e Relações de Gênero na Obra Eram Seis Assinalados de Lindanor Celina

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2024, 15h30 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2024, 15h30 | Acessos: 92

Este artigo tem por objetivo realizar uma análise do sistema patriarcal no romance Eram Seis Assinalados, da escritora paraense Lindanor Celina. Entendido aqui como uma ferramenta de controle social que regula o comportamento das mulheres, este sistema oprime e pune aquelas que desafiam as normas, como a personagem principal da obra em questão. Para isso, utilizou-se da crítica literária feminista, por meio de um diálogo entre as Ciências Sociais e a Literatura, extraindo da narrativa trechos que dialogam com as considerações de autoras(es) que abordam a condição feminina no ocidente, como as historiadoras Michelle Perrot e Gerda Lerner, bem como o sociólogo Pierre Bourdieu.

AUTORIA: Valdemir Junior – Aluno da Especialização em Linguagens e Artes na Formação Docente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém e Membro do GIPACE.

Prof. Dr. Wellingson Valente dos Reis - Professor da Especialização em Linguagens e Artes na Formação Docente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém. Líder Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação – GIPACE.

Confira o trabalho completo em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/8074/6487

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->