Página inicial > Publicações > Campus Belém realiza Seminário de Pesquisa do Grupo de Linguagem, Literatura e Tecnologias na Amazônia

• Publicado: Terça, 11 de Mai de 2021, 13h19
  • Última atualização em Terça, 11 de Mai de 2021, 13h19

Nos dias 14 e 15 de maio, o Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Belém, realiza o Seminário de Pesquisa do Grupo de Linguagem, Literatura e Tecnologias na Amazônia (Lilita). O objetivo é reunir pesquisadores e, principalmente, discentes de Letras, para debater sobre a pesquisa em Letras realizada no Campus Belém, com foco na etapa de avaliação de uma pesquisa científica.

O Seminário será online, gratuito e voltado para professores/pesquisadores e graduandos de Letras. O público externo poderá se inscrever exclusivamente na modalidade ouvinte, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio, pelo link https://www.even3.com.br/isdpdgllestna2021/. Será emitida certificação de 16 horas para os inscritos que participarem dos dois dias de evento.

O evento vai trazer palestras e apresentações de trabalhos sobre o ensino de língua materna e a análise literária, mostrando o pragmatismo e a especulação científica e proporcionando o contato com múltiplos olhares e metodologias sobre a língua. “A língua materna e a análise literária não saem da agenda científica da área de Letras, com recorrentes atualizações: tanto a ‘Enunciação’, quanto a ‘Historiografia Literária’ se propõem, atualmente, a estudar a língua, em suas diversas manifestações, de maneira mais integrada”, explica a coordenadora do evento, Alessandra Pamplona.

A programação iniciará com a palestra “Contribuição da Historiografia Literária para a pesquisa em Literatura”, ministrada pela Professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Izenete Nobre Garcia. Depois, a Professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA), Fátima Cristina da Costa Pessoa, vai palestrar sobre a “Contribuição dos Estudos da Enunciação para a pesquisa em Linguística”.

As apresentações de trabalhos acontecerão em quatro Sessões de Comunicação com as temáticas “Correspondência Literária Luso-Brasileira na Amazônia no Século XIX”, “A formação do professor de Língua Portuguesa no IFPA Campus Belém: de olho na escrita do graduando”, “Conhecendo a literatura paraense: entre a prosa e a poesia” e “A Mulher de mil faces: representações femininas na obra de Clarice Lispector”.