Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Campus Belém promove ação em comemoração à Semana do Meio Ambiente
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Belém promove ação em comemoração à Semana do Meio Ambiente

  • Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 11h51
  • Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 11h53
  • Acessos: 1545

Servidores em trabalho presencial do IFPA Campus Belém receberam, nesta quinta-feira (10/6), canecas em cerâmica para substituir o uso de copos descartáveis. A ação, que integra o Plano de Logística Sustentável do Campus, marca as comemorações à Semana do Meio Ambiente. Além da caneca, todos receberam uma cartilha de bolso com dicas para economizar energia.

A atividade contou com a presença da Diretora Geral em Exercício, professora Neila Cabral; dos diretores Maria de Nazaré Pereira (DAP) e Sady Salomão (DHS), além de integrantes da Comissão de Meio Ambiente, Cleber Silva da Silva e Irinaldo Fernandes de Oliveira.

“Em dezembro, distribuímos copo de vidro e, agora, com as canecas para café e chá, queremos reduzir ainda mais o consumo de copos descartáveis. Trata-se de uma entrega simbólica, que marca não apenas a Semana do Meio Ambiente, mas o início de uma série de ações de sustentabilidade que fazem parte do Plano de Logística Sustentável do Campus”, afirmou a professora Neila Cabral. “Além de ser uma forma de agradecimento ao comprometimento daqueles servidores que estão atuando de forma presencial”, completou.

A importância da educação ambiental fazer parte do dia a dia do IFPA foi outro tópico ressaltado pelo professor Sady Salomão. Já a professora Nazaré Pereira, destacou o fato da sustentabilidade ser um tema transversal, que está presente nosso cotidiano no ambiente de trabalho e em casa.

Confira AQUI as fotos do evento.

Outras ações – Além da redução de material descartável, o Campus Belém, por meio da Diretoria de Administração e Planejamento, divulgou outras ações importantes para a sustentabilidade. Entre elas, estão a instalação de 40 novas máquinas de ar-condicionado (com maior economia e menor impacto ambiental); utilização do poço artesanal (com qualidade de água atestada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SEEMA), reduzindo o consumo de água da Cosampa; início da instalação dos trilhos que receberão as placas de energia solar.

Sobre o Plano - A sustentabilidade pode ser definida como a capacidade que o indivíduo, ou um grupo de pessoas, têm em se manter dentro de um ambiente sem causar grandes impactos ambientais e utilizando de forma racional os recursos naturais. Foi baseado nessas premissas que o IFPA Campus Belém elaborou seu Plano de Logística Sustentável, instituído por meio da Portaria Nº 150/2021 – Campus Belém, de 10 de maio de 2021. O documento atende ao decreto (nº 7.746, de 5/6/12), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e norteará as ações da gestão em todos os setores da instituição.

O objetivo do Plano é organizar, sistematizar, consolidar e aprimorar práticas já existentes, além de orientar implantação de novas práticas de sustentabilidade e de redução de impactos ambientais no Campus Belém.

Entre as principais metas estão sensibilizar e capacitar a comunidade acadêmica a adotar práticas de racionalização no uso de recursos naturais e bens públicos; sensibilizar e promover capacitação do corpo funcional e público externo, quando necessário, sobre a importância do consumo consciente, redução de custos, combate a desperdícios, economia e eficiência na aplicação dos recursos públicos; contribuir para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho e da sociedade como um todo.

“O PLS passar a ser, portanto, um instrumento estratégico de verificação das ações de sustentabilidade que serão implementadas no Campus Belém. E o sucesso do Plano depende do envolvimento de gestores, professores, técnicos e alunos em ações mais sustentáveis no uso dos recursos (água, energia elétrica, papel, dentre outros), assim como na redução da geração de resíduos sólidos e esgotos. Contamos com a colaboração de todos na construção de um ambiente cada vez mais sustentável”, afirmou a professora Neila Cabral, Diretora Geral em Exercício.

O Plano de Logística Sustentável foi produzido por uma Comissão de Meio Ambiente, formada pelos servidores Cleber Silva da Silva, Carlos Mariani Duarte Lameira, Glauber Rosa Miranda, Mª de Nazaré Rodrigues Pereira Martins, Irinaldo Fernandes de Oliveira, Rogilson Nazaré da Silva Porfírio, Rosycler da Mota e Silva, Yago Antonio de Lima Guedes, Reydson Rafael Rosa Reis, Marcelo Rodrigues. O documento esteve aberto para consulta pública, em novembro de 2020, e foi aprovado pelo Condir.

Portaria Nº 150/2021 - Campus Belém/IFPA, de 10 de maio de 2021

Plano de Logística Sustentável

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->