Página inicial > Publicações > OUTORGA DE GRAU: IFPA Campus Belém forma 55 profissionais para o mercado de trabalho

• Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 15h23
  • Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 17h00

Nos dias 27, 28 e 30 de junho de 2022, o IFPA Campus Belém formou mais 55 alunos para o mercado de trabalho. Dessa vez participaram da outorga de grau alunos dos Cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Geografia, Química, Letras, Pedagogia, Tecnologia em Gestão Pública e Controle e Automação. A cerimônia aconteceu no Auditório Central do Campus e foi organizada pela Sessão de Cerimonial do Campus em conjunto com os alunos do curso Técnico em Eventos.

Dirigentes do IFPA, Coordenadores de Curso, professores e alunos na Outorga de Grau

Na segunda-feira, 27 de junho, 5 alunos dos Cursos de Tecnologia em Gestão Pública, 5 alunos do Curso de Licenciatura em Geografia, 1 do Curso de Licenciatura em Química e 1 do Curso de Licenciatura Letras receberam o grau de licenciados pelo Diretor Geral do Campus Belém, Prof. Raimundo Otoni Melo Figueiredo, que presidiu a cerimônia ao lado da Diretora de Ensino Substituta, Miriam de Castro Marques e dos Coordenadores dos Cursos. Os professores Wallace Pantoja, Katya Batista, Solange Correia e Maria da Luz, paraninfos e homenageados das turmas.

Na terça-feira, 28 de junho, foi a vez de 11 alunos de exatas receberem a outorga, sendo 4 do Curso de Licenciatura em Matemática e 7 do Curso de Licenciatura em Física, recebendo o grau na presença do magnífico reitor do Instituto Federal do Pará, Prof. Cláudio Alex da Rocha, do Diretor Geral do Campus Belém, Prof. Otoni Melo Figueiredo, da Diretora de Ensino, Neila do Socorro Cabral e dos Coordenadores dos Cursos. O professor José Emílio Medeiros foi paraninfo da turma de matemática e o professor Marcelo de Sousa Ribeiro, homenageado. O professor Daniel Palheta foi paraninfo da turma de física.

Na quinta-feira, 30 de junho, a turma do Curso de Licenciatura em Pedagogia fechou as celebrações de Outorga de Grau do semestre com 31 formandos, na presença da coordenadora do Curso, professora Maria Coutinho Caetano, os alunos receberam o grau do Diretor Geral do Campus Belém. A professora Ana Maria Leite Lobato foi a homenageada da turma.

Ainda no dia 30, a aluna do Curso de Engenharia de Controle e Automação, Raissa da Costa Branco, também recebeu a outorga. Raissa é um dos exemplos claros que a educação transforma e muda vidas. A aluna é uma das diversas discentes que já estão no mercado de trabalho, atualmente ela está trabalhando como Trainee na Multinacional Hydro, em Paragominas. A aluna estava entre as 34 selecionadas de mais de 7 mil candidatas inscritas na seleção da empresa. Raissa conta um pouco da sua trajetória até a formatura.

Foto 01: Aluna Raissa da Costa Branco com dirigentes do IFPA Campus Belém, Coordenadoras de Curso e professoras -  Foto 02: Aluna Raissa comemorando no Campus

“Minha trajetória no IFPA foi marcada por muitos desafios, aprendizados, amizades e alegrias. Aqui eu tive a oportunidade de me desenvolver profissionalmente e pessoalmente com uma equipe maravilhosa de professores que se esforçam muito todos os dias para nos ajudar a construir o nosso futuro. Minha rotina de ir e vir de Barcarena para Belém todos os dias foi muito desafiadora, mas com o auxílio da minha família, amigos e professores eu consegui chegar até a tão sonhada formatura! Não foi fácil. Mas quem disse que seria né? Nos últimos meses o apoio da minha orientadora e coordenadora, Rejane Araújo, foi crucial! Ela segurou na minha mão no momento que mais precisei e me ajudou até o último dia a chegar até aqui. Eu recentemente passei em um processo de trainee da Hydro que tiveram mais de 7mil inscritas para 34 vagas no Brasil inteiro, e eu tenho muito orgulho de ter conquistado uma das vagas, com certeza tudo que aprendi no IFPA me ajudou nessa conquista! Mas ressalto que o maior aprendizado que tive ao longo desses anos na instituição é de como ser uma profissional generosa, humana, que sabe se posicionar, mas que também se preocupa de como a nossa atitude pode impactar o outro. Gratidão à Deus, minha família, em especial minha mãe que me criou sozinha e sempre lutou por mim, aos meus amigos e queridos professores que guardo no coração, obrigada por tudo ! Essa vitória é nossa!”, conta Raissa.

Neste momento de alegria pelo encerramento de mais um ciclo na formação dos nossos estudantes, o IFPA Campus Belém deseja muito sucesso aos formandos nos novos desafios profissionais.