Página inicial > Publicações > IFPA Campus Belém realiza Semana Cultural Imaginários e Lendas Amazônicas

IFPA Campus Belém realiza Semana Cultural Imaginários e Lendas Amazônicas

• Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 14h37
  • Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 09h53

IFPA Campus Belém irá realizar nos dias 23, 26, 27, 28 e 29 de setembro, a Semana Cultural Imaginários e Lendas Amazônicas. O evento é uma ação integrada da Diretoria de Ensino e da Diretoria de Extensão, em conjunto com a Biblioteca e do Núcleo de Arte e Cultura – NAC,  e tem como objetivo apresentar para a comunidade acadêmica o projeto “Espaço de Integração Social, Arte e Cultura”.

A proposta do evento nasceu a partir da observação da necessidade de potencializar ações educativas que possam dinamizar e tornar mais eficaz a atuação da Biblioteca no Campus Belém, por meio de projetos contínuos e programações culturais realizados dentro dos espaços da Biblioteca, com a participação de discentes e docentes do IFPA, reafirmando a importância desse espaço para a qualificação do processo educativo e promovendo uma visão mais ampla do papel da Biblioteca na Instituição.

As ações oriundas do diálogo entre os setores envolvidos no planejamento atual primam pela participação da comunidade e apoio à projetos do tripé ensino/pesquisa/extensão. Integram a ação, os projetos Na rede de Ananse (NAC), Roda Mundo (NAC), Cine Clube Pindorama (NAC), Arte Mural (NAC) e Tela preta (NEAB), além do evento comemorativo dos 113 anos do IFPA.

PROGRAMAÇÃO:

1º DIA (23/09/22)

COMEMORAÇÃO DO ANIVÉRSÁRIO DO IFPA / SARAU LÍTERO MUSICAL O CANTO DO UIRAPURU

10h - Abertura com Cerimonial: Momento de fala institucional Diretor e Equipe.
10h30 – Início do Sarau Lítero Musical: O Canto do Uirapuru

Música:

- Grupo vocal de alunos/professores

• Foi Boto, Sinhá! (Waldemar Henrique)
  • Uirapuru (Waldemar Henrique)

- Solos

• Mateus Costa
  • Walder Wolf (IFPA)

Dança:

• Grupo de carimbó de senhoras idosas
  • Grupo de dança com alunos do IFPA

Poemas:

• Recitação de poemas (Diversos)

11h30min - Parabéns ao IFPA/Campus Belém.

Local: Área Verde

Organização: Professor Lairson Costa

2º DIA (26/07/21)

EXPOSIÇÃO IMAGINÁRIO E LENDAS AMAZÔNICAS

17h - Abertura da Exposição Imaginário e Lendas amazônicas Criação da Turma I2272MD – Curso de Design de Interiores

• Técnicas: desenho à mão livre, escultura com técnicas mistas, outras.

*Ao final, será oferecido um coquetel aos convidados.

3º DIA (27/07/21)

SESSÃO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTANDO NINGUÉM ACREDITA

16h - Exibição do vídeo De como Ananse ganhou o baú de histórias - Projeto Na rede de Ananse

16h15min - Revisitando visagens e assombrações de Belém - Centro Educacional Marirray – Professora Cris Saraiva (egressa do IFPA)

16h30min – Roda de contação - Projeto Na Rede de Ananse

• Contadoras: Abgail Modesto do Rosário, Brenda Vitória, Larisse Araújo Lavarde - graduandas de Licenciatura em Pedagogia.

17h30min – Encerramento -Danças Circulares (Projeto Roda mundo)

Local: Salão de Eventos da Biblioteca (segundo piso)

4º DIA (28/09/22) e 5º DIA (29/09/22)

SESSÃO PINDORAMA/TELA NEGRA CURTA LENDAS

10h - 1ª SESSÃO

16h – 2ª SESSÃO

17h30min - Conversa com cineasta

Curtas em exibição:

'Amador, Zélia' (2001). Produção: Floresta Urbana. Direção: Glauco Melo e Ismael Machado. Obra contemplada pelo Edital de Audiovisual da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) do governo do Pará.

“Chama Verequete” (2002). Produtora: Central de Cinema e Vídeo da Amazônia. Roteiro: Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira. Produção: André Wanzeler, João Inácio e Vanessa Gabriel. Direção: Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira. 18 min. Son. Cor. Realizado com recursos do I Prêmio Estímulo para Produção de Filmes de Curta Metragem da Prefeitura Municipal de Belém – FUMBEL. Filmado em 35mm. Fonte de consulta: DVD Curtas Paraenses.

Sinopse: Documentário poético sobre Mestre Verequete, personagem fundamental da história do ritmo raiz do Pará, o Carimbó, que legitimou e divulgou pelos quatro cantos do Brasil. Prêmios Menção Honrosa – Festival de Curitiba 2002; Melhor Música (Curta 35mm) – Festival de Gramado 2002

Matinta (2010). Produção: Wesley Braun, Thiago Freitas. Direção: Fernando Segtowick. Co- direção: Adriano Barroso. Roteiro: Fernando Segtowick, Adriano Barroso. 20 min, Cor. Son. Filmado em 35mm. Realizado com recursos da Lei Rouanet/ Ministério da Cultura e Lei Semear / Governo do Pará.

Sinopse: adaptação livre da lenda da Matinta Perera, muito forte na região. Melhor Curta - Ficção - Júri Oficial, Melhor Filme Curta - Júri Popular, Prêmio da Associação de Críticos de Cinema.

Local: Salão de Eventos da Biblioteca (segundo piso)

Organização: Carlos André Mendes (SAD/NAC), Professora Laurenir Peniche (NAC/NEAB)