Página inicial > Publicações > Professor do Campus Belém é selecionando como pesquisador do CNPq

Professor do Campus Belém é selecionando como pesquisador do CNPq

• Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 15h42
  • Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 12h29

O professor do IFPA Campus Belém, Cléo Quaresma,  foi selecionando como pesquisador do Conselho Nacional de Produtividade e Pesquisa (CNPq) e contemplado com a bolsa de produtividade. O conselho selecionou pesquisadores doutores e livre docentes que possuem alta produção científica, tecnológica e de inovação e que, segundo os critérios do edital, se destacam em suas respectivas áreas do conhecimento.

SOBRE O PESQUISADOR

Cleo Quaresma possui graduação em Física pela Universidade Federal do Pará (2005), é mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2008) e PhD em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2015). Durante o doutorado fez um estágio no Karlsruhe Institute of Technology (KIT - Alemanha).

É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de trocas turbulentas na interface floresta-atmosfera; Simulação do tipo Large Eddy Simulation - LES; Transporte de Energia e Matéria durante episódios de downdrafts, Estimativas da altura da camada limite atmosférica amazônica, fluxo de massa e energia na interface floresta-atmosfera via covariância de vórtices turbulentos. Desde 2021 É coordenador da micrometeorologia do projeto Observatório da Torre Alta da Amazônia (ATTO). É docente dos programas de pós-graduação em Clima e Ambiente (INPA) e Ciências Ambientais (UFPA).