Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Estudantes e professora do IFPA Campus Belém conquistam prêmios em evento no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes e professora do IFPA Campus Belém conquistam prêmios em evento no Rio de Janeiro

  • Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 13h50
  • Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 14h25
  • Acessos: 302

Rafael Viana Rodrigues, Milena Adria Raiol Pereira e Francisca Melissa Azevedo Mafra conquistaram, nesta ordem, ouro, prata e bronze na Maratona de Química realizada pela Associação Brasileira de Química (ABQ) durante o 35º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ) e 61º Congresso Brasileiro de Química (CBQ). Os três são estudantes do curso Técnico em Química integrado ao ensino médio ofertado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Belém. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Hotel Windsor Flórida, no Rio de Janeiro, no período de 14 a 18 de novembro.

Professoa Patricia da Luz e os alunos Rafael Viana Rodrigues, Milena Adria Raiol Pereira e Francisca Melissa Azevedo Mafra  medalhistas na Maratona de Química durante o 35º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ) e 61º Congresso Brasileiro de Química (CBQ)

 

O estudante medalhista de ouro, Rafael Viana Rodrigues, 18 anos, afirmou que o evento foi um marco em sua trajetória acadêmica não só pelo resultado como pela experiência. “Poder competir com diversos alunos de outros estados, escolas e instituições diferentes foi uma experiência incrível! Como estudante de Química, senti uma enorme facilidade ao responder as questões da prova”.

Rafael Viana comentou que se sente extremamente feliz com o resultado que alcançou na competição, uma vez que teve a oportunidade de demonstrar que, mesmo diante de todas as dificuldades de ordem financeira enfrentadas ao longo da jornada de estudante do ensino técnico de Química, conseguiu trazer uma medalha de ouro para o IFPA. Afirmou que o desempenho dele na maratona só foi possível graças aos vários apoios que recebeu. Destacou o excelente trabalho desenvolvido pelo técnico do Laboratório de Química, Ramon Ferreira, que sempre esteve disponível para sanar as dúvidas dos estudantes que estavam inscritos na competição.

“Me sinto extremamente grato por ter tido a honra de participar deste evento. Esta viagem só foi possível graças ao apoio dado pela instituição. A professora Patrícia da Luz nos incentivou e buscou os recursos para que fosse possível a nossa ida ao congresso. Ela é excelente profissional e sempre esteve conosco”, agradeceu Rafael Viana.

A estudante Francisca Melissa Azevedo Mafra, 18 anos, medalhista de bronze na Maratona de Química, também está feliz por ter representado o instituto e os professores na competição. Falou que os aprendizados foram inúmeros. Afirma que conseguiu ver a Química de uma maneira diferente da sala de aula, aprendeu e pode ver que ela está em coisas simples, como na respiração. “Foi através de um trabalho árduo que consegui ser classificada, tive o apoio dos meus orientadores, Patrícia da Luz e Ramon Ferreira. Foi através deste apoio que fui capaz de realizar a maratona e ser premiada”, assegurou.

Além das medalhas e da viagem, os jovens ganharam livros e a inscrição para participar da próxima edição do CBQ que está prevista para ocorrer em Natal (RN) no ano de 2023. 

Professoa Patricia da Luz e as coordenadoras mulheres que fazem parte do Programa Nacional Olimpíadas de Química  agraciadas com a medalha "Mulheres na Química 2022" pelo Conselho Federal de Química – CFQ

Professoa Patricia da Luz  com a sua medalha "Mulheres na Química 2022"  consedida pelo Conselho Federal de Química – CFQ

 

Medalha Mulheres na Química 2022

Durante a premiação da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), promovida pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química durante o 61º CBQ, a professora Dra. Patrícia Teresa Souza da Luz do IFPA campus Belém foi agraciada com a medalha Mulheres na Química 2022 promovida pelo Conselho Federal de Química – CFQ. Patrícia é presidente da ABQ/Pará, membro do Conselho Regional de Química da 6ª região, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais do IFPA (PPGEMAT) e Coordenadora das Olimpíadas no Estado do Pará.

A medalha foi concedida a todas as coordenadoras mulheres que fazem parte do Programa Nacional Olimpíadas de Química presentes no evento. É um estímulo à participação feminina na organização das Olimpíadas de Química. “Me sinto lisonjeada pela homenagem promovida pelo CFQ. É um reconhecimento e estímulo à atuação feminina na química. É um privilégio ser reconhecida pelo meu trabalho como professora, pesquisadora e divulgadora das olimpíadas no estado. Acredito que essa medalha representa o que tenho feito para incluir e incentivar mais meninas a participarem das Olimpíadas de Química e ingressarem na área da ciência química. Agradeço aos membros do CFQ pelo carinho e reconhecimento do nosso trabalho e levo sempre comigo a marca do IFPA”.

Maratona de Química

A Maratona de Química é uma atividade desenvolvida em duas fases. É voltada aos estudantes de nível médio e busca promover o contato dos jovens com o contexto educacional do Ensino de Química e os fenômenos da natureza. A competição busca abrir as perspectivas desses alunos de modo a gerar melhor compreensão da aplicabilidade dos fenômenos químicos observados e despertar o interesse dos mesmos a seguirem a carreira da Ciência Química e/ou de Engenharia Química e áreas próximas.

Na primeira fase da Maratona de Química do 35º CLAQ, os participantes escreveram uma redação sobre o tema “O ensino das ciências como base para a formação do indivíduo". A segunda fase foi uma prova sobre o conteúdo de química do ensino médio. Na avaliação de Francisca, a segunda fase foi a mais difícil para os estudantes do curso técnico integrado, pois era preciso estudar para a maratona sem deixar de participar das aulas. “A professora Patrícia foi nossa principal incentivadora para participamos da maratona, deu apoio para que nós estudássemos. O IFPA deu um auxílio para ajudar com as despesas. Foi a minha primeira viagem de avião e também para o Rio de Janeiro”.

Quimica em Destaque

A Química é uma ciência que está constantemente presente em nossa sociedade, em produtos consumidos, em medicamentos e tratamentos médicos, na alimentação, nos combustíveis, na geração de energia, nas propagandas, na tecnologia, no meio ambiente, nas consequências para a economia e assim por diante. Portanto, exige-se que o cidadão tenha o mínimo de conhecimento químico para poder participar na sociedade tecnológica atual. Nos últimos anos alunos e professores do IFPA Campus Belém vem se destacando em diversas olimpiadas e maratonas, indicando como o incentivo a educação é fudamental para o desenvolvimento  dos docentes e discentes.

 

ASCOM - Campus Belém com Informações da ASCOM - Reitoria

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->