Página inicial > Publicações > Alunos do Campus Belém representam o Pará e o IFPA em evento Internacional de empreendedorismo

• Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 18h19
  • Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 18h34

Os alunos do curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Belém, Luizela Moreira Miranda e Vinicius Gabriel Dias de Sousa, representam o IFPA e o Pará no Fórum Internacional de Empreendedorismo Jovem no Brasil - FINDNEXA BRASIL 2022, um evento de intercâmbio de cultura empreendedora que ocorre na cidade de Luís Correia no Piauí, no período de 23 a 27 de novembro de 2022.

Os alunos foram selecionados pelo desempenho e protagonismo durante o Programa Negócios Sustentáveis, aplicado no IFPA Campus Belém no dia 18 de outubro de 2022, promovido pelo Bradesco, em parceria com a ONG Junior Achievement, e o apoio do IFPA Campus Belém, por meio do Departamento de Ensino, Recursos Naturais, Design e Infraestrutura (DERIN), do Departamento de Ensino, Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação (DEPIC) e das Coordenações dos Cursos Técnicos em Mecânica, Edificações e Saneamento.

Programa Negócios Sustentáveis no Campus Belém

O Programa Negócios Sustentáveis visa levar capacitação, engajamento e empreendedorismo para alunos do ensino médio das escolas públicas. A ação foi importante para os alunos, pois foi trabalhada atitudes empreendedoras com responsabilidade, buscando oportunidades em meio a problemas ambientais e de sustentabilidade em nossa região. As atividades envolveram 102 alunos do Campus Belém, onde os alunos do curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Belém, Luizela Miranda e Vinicius Sousa, foram contemplados com uma viagem para representar o Pará e o IFPA no evento FINDINEXA BRASIL, promovido pela Rede Junior Achievement.

O evento foi coordenado no Campus Belém pelos professores Roberto Paulo, do DERIN, Hélio Lameira, do DEPIC e Valdinei Silva, do Curso Técnico Integrado em Saneamento.

Sobre a Junior Achievement

A Junior Achievement estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho por meio do método “aprender-fazendo”. A organização está presente em todos os continentes e atua no Brasil desde 1994, onde já impactou 5 milhões de jovens e 150 mil voluntários.

Luizela Moreira Miranda e Vinicius Gabriel Dias de Sousa no FINDNEXA BRASIL 2022

Sobre o FINDNEXA Brasil

O Findinexa Brasil é um evento internacional de empreendedorismo, realizado pela Associação Junior Achievement do Piauí e COFIBRA – Comitê Organizador do Findinexa Brasil – e também através do empenho e dedicação de uma equipe de voluntários, o Staff FNB. O fórum acontece durante uma semana, os participantes são submetidos a uma série de ações como: palestras, atividades em grupo, atividades individuais, simulação empresarial, simulação de bolsa de valores, bate papo com empresários, atividades recreativas, entre outras.

Cultura Empreendedora e Iniciação Científica

De acordo com o professor Hélio Lameira, é relevante destacar que no contexto da imersão dos alunos selecionados ao intercâmbio da cultura empreendedora, as produções escolares-científicas, como protagonistas da iniciação científica no ensino médio integrado que serão apresentadas durante a 8ª. Semana Técnico-Científica (SETECI) do campus Belém do IFPA.

“Além de participarem do FINDNEXA Brasil, os alunos também irão participar da SETECI, que ocorrerá período de 30 de novembro a 1º de dezembro, apresentando os seus trabalhos desenvolvidos em resumos expandidos, sob orientação do professor, Haroldo Bentes”, destaca.