Página inicial > Publicações > Convite para a Abertura do Projeto PET Robótica

• Publicado: Terça, 14 de Março de 2023, 15h52
  • Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 16h11

Projeto PET Robótica

O Projeto de Educação Tecnológica baseada em robótica (PET Robótica), abordagem STEAM e cultura maker destinado para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas municipais de Belém e Benevides, tem como objetivo inserir os alunos na rota dos paradigmas tecnológicos.

O intuito principal é apresentar aos alunos o mundo da robótica, explicando seus principais fundamentos e aplicações em diversas áreas, além de mostrar a evolução da robótica ao longo dos anos. Além disso, os alunos serão incentivados a desenvolver seus conhecimentos por meio da cultura maker e da abordagem STEAM, que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, proporcionando um aprendizado mais completo e interdisciplinar.

Adicionalmente, serão aplicadas aos alunos das escolas municipais de Belém e Benevides, oficinas tecnológicas, a exemplo da programação desplugada e plugada, prototipagem e arduino, objetivando dar uma formação básica para desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento computacional e as práticas para a construção de projetos voltados à robótica/tecnologia.

Por fim, a criação de projetos será incentivada, permitindo que os alunos criem seus próprios projetos e soluções, desenvolvendo habilidades como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe. Esse projeto pode trazer muitos benefícios para os alunos, preparando-os para as demandas do mercado de trabalho atual e futuro, além de estimular o interesse pelas áreas da tecnologia e ciência desde cedo.

O PET Robótica tem o apoio financeiro do Ministério da Educação (MEC) e está sendo coordenado pela Prof.ª Dr.ª Rejane de Barros Araújo, vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém, e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC-Belém), o Núcleo de Informática Educativa de Belém (NIED-Belém), a Secretaria Municipal de Educação de Benevides (SEMED-Benevides), e o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU).

Texto elaborado pela coordenação do Projeto.