Página inicial > Publicações > Campanha de Conscientização Sobre o Descarte de Medicamentos

Campanha de Conscientização Sobre o Descarte de Medicamentos

• Publicado: Terça, 14 de Março de 2023, 17h19
  • Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 17h19

Você sabia que a forma como descarta medicamentos pode estar causando impactos ao meio ambiente e a saúde pública?

O descarte incorreto de medicamentos pode causar muitos problemas para o meio ambiente e a saúde pública. Com o aumento da população e da produção de remédios, os resíduos farmacêuticos têm sido jogados de forma inadequada na natureza, o que traz impactos negativos para todos nós. Infelizmente, muitas pessoas não sabem como descartar corretamente seus medicamentos.

Mas como podemos evitar isso? Uma solução é a logística reversa, que ajuda a recolher e dar um destino adequado para esses resíduos.

Por isso, é importante investir em educação para que todos possam entender a importância do seu correto descarte.

Com o objetivo de desenvolver metodologias de educação à população, os discentes do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Instituto Federal Campus Belém, Andrei Jr Freitas, Jaqueline Medeiros e Sonia Leocadio, orientados pela profa. Dra. Andrea Chaves, estão realizando um estudo de caso para mensurar o grau de conhecimento da população a respeito do tema "descarte de medicamentos", assim como, o grau de atuação das farmácias mediante a problemática. Essa pesquisa irá orientar a metodologia para o desenvolvimento de ações.

A pesquisa fundamenta-se que é essencial conscientizar a população sobre o descarte correto de medicamentos. Muitas pessoas desconhecem os riscos associados ao descarte inadequado, e educá-las pode ajudar a evitar danos ao meio ambiente e às pessoas. Os profissionais de saúde devem discutir o descarte de medicamentos com seus pacientes e fornecer informações sobre opções seguras de descarte. Os governos locais e as organizações comunitárias também podem desempenhar um papel na conscientização e no fornecimento de recursos ao público.

Também é preciso disponibilizar pontos de coleta e desenvolver embalagens adequadas. Felizmente, existem maneiras seguras de descartar medicamentos que são fáceis e acessíveis. Muitas cidades têm programas de devolução onde as pessoas podem trazer seus medicamentos não utilizados para locais de entrega designados. Esses programas garantem que o medicamento seja descartado com segurança e responsabilidade.

Outra opção é usar bolsas de desativação de drogas, que são seguras e ecologicamente corretas. Essas bolsas contêm uma substância que neutraliza os medicamentos, tornando-os inofensivos e tornando-os seguros para serem descartados no lixo.

O descarte adequado de medicamentos é responsabilidade de todos e é crucial para proteger o meio ambiente e a saúde pública. Ao educar a população sobre opções de descarte seguro e fornecer recursos acessíveis, podemos trabalhar juntos para garantir que os medicamentos sejam descartados de forma responsável

Participe da Pesquisa Clicando AQUI e ajude a preservar o meio ambiente e a nossa saúde.

Texto elaborado pelos desenvolvedores da Pesquisa, os alunos Andrei Jr Freitas, Jaqueline Medeiros e Sonia Leocadio, do Curso de Gestão Hospitalar do IFPA Campus Belém, orientados pela profª Andréa Chaves