Página inicial > Publicações > Campus Belém Realiza o II Encontro de Planejamento Técnico-Administrativo do IFPA Campus Belém

• Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 16h09
  • Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 16h34

Credenciamento e Inscrições para os Grupos de TrabalhosAbertura com o Diretor Geral

O IFPA Campus Belém realizou, nos dias 15 e 16 de março de 2023, o planejamento técnico-administrativo participativo. O evento contou com a participação da coordenadoria da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Pará.

O encontro iniciou na manhã do dia 15, com explanação do Diretor Geral do Campus, Professor Raimundo Otoni Melo Figueiredo, dos objetivos do encontro e divisão dos grupos de trabalho por áreas de interesse (GT’s).

Os grupos de técnicos administrativos, então, reuniram-se nas diferentes salas no piso superior do bloco H, e discutiram questões relativas ao trabalho remoto, comunicação, marketing e relações públicas, esporte, cultura e lazer, infraestrutura, inovação, processos administrativos e socializaram os resultados no último dia do evento.

Na manhã da terça-feira (16/03), o evento continuou com a participação da coordenadoria da  Justiça Restaurativa  do TJPA que aplicou cinco círculos de construção de paz entre servidores administrativos em uma dinâmica de integração de equipe, Objetivo da Justiça restaurativa é minimizar conflitos e proporcionar conexão entre pessoas a partir de dinâmicas fundadas na escuta e no diálogo, visando a melhoria, no caso do clima organizacional.

Na socialização dos resultados das discussões em grupo na tarde de terça-feira (16/03), Mara Raiol apresentou a necessidade de conhecimento dos instrumentos de gestão e rotinas administrativas para a construção do planejamento institucional, bem como considerar os objetivos definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional, considerando fluxos, processos e rotinas de trabalho, bem como a busca de soluções para problemas e conflitos, com vistas na melhoria do atendimento a alunos, professores e administrativos.

Grupo de Trabalho

Na oportunidade, O engenheiro Marcelo, do Setor de Obras do Campus, socializou informações sobre a economia de energia gerada a partir da instalação das placas solares, bem como a necessidade de aquisição de baterias para armazenamento e distribuição da energia captada do sol no período da noite, a fim de potencializar os resultados alcançados com a instalação das usinas solares no Campus.

O Núcleo de Tecnologias e Inovação do Campus apresentou o resultado das discussões no grupo de trabalho sobre inovação, pontuou o problema da desmotivação dos servidores e falta de conhecimento sobre os processos e fluxos de trabalho no Campus, bem como, a  subutilização das ferramentas disponíveis. Apontou para a necessidade de definição e melhoria dos processos.

Sugeriu a implantação da Cultura de Inovação na Instituição visando economia e eficiência. A melhor utilização de canais e criação de produtos para divulgação das produções técnicas e científicas do IFPA, bem como a difusão do conhecimento junto a sociedade, visando o retorno institucional, social e financeiro.

João Luis de Oliveira, apresentou o resultado das discussões do grupo de Comunicação, Marketing e Relações Públicas. O qual ficou voltado para a comunicação interna, sendo que  a efetivação da comunicação institucional passa pelas relações pessoais entre os servidores do Campus,  e os setores têm funcionado de forma isolada havendo poucos encontros e ferramentas de comunicação entre servidores, como o e-mail institucional ainda não é interativo e muitos não utilizam, então foi abordado a necessidade de utilização efetiva do e-mail institucional como ferramenta  para Comunicação Interna e realização de solicitações, sendo que o receptor sempre dê o feedback do e-mail recebido.

Foi ressaltada a necessidade de melhoria da Comunicação Visual da Instituição, na infraestrutura e peças gráficas.

Círculo de Construção da Paz Justiça Reconstrutiva

Foi abordada a administração das mídias sociais institucional com foco no aluno. E, como forma de promover o engajamento de pessoas no ambiente organizacional, de forma setorizada.

Foi sugerida a criação de calendário de eventos institucionais e publicação no site, bem como a inclusão do evento de Planejamento Institucional Anual, com participação integrada de docentes e administrativos, visando a colaboração mútua para a elaboração do Planejamento.

E também a possibilidade de financiamento de projetos do Campus pelo mercado produtivo local.

Foi ressaltada a necessidade do trabalho de gestão de marca e melhor posicionamento da marca no mercado, em vista do resgate da reputação do IFPA no Estado do Pará.

O evento foi importante para promover as relações institucionais, o conhecimento e a integração entre os servidores do IFPA.

Todas as sugestões de melhoria elaboradas pelos GT”s serão encaminhadas para a Diretoria de extensão e também serão tratadas pela nova Unidade Gestora de  Planejamento e Desenvolvimento Institucional para um estudo e possíveis futuras implementações.