Página inicial > Publicações > Semana da Água no IFPA Campus Belém

Semana da Água no IFPA Campus Belém

• Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 14h47
  • Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 15h32

A Semana da água no campus Belém, que aconteceu de 21 a 24 de março, foi marcada por 2 eventos  em comemoração ao Dia da Água, celebrado no dia 22 de março.

O primeiro evento foi promovido pelo grupo de Pesquisa e Geografia da Amazônia, e ocorreu de forma simultânea no IFPA, UEPA e UFPA. O encontro iniciou na terça-feira (21) e encerrou no dia 22, e teve como tema “VIII Semana da Água: Acelerando a Mudança”. O objetivo foi agregar grupos de pesquisas, instituições de ensino, pesquisadores, estudantes e estudiosos em geral para uma reflexão sobre a temática dos recursos hídricos e saneamento básico. O evento teve palestras e mesas redondas que  abordaram Segurança Hídrica, Poluição das Águas e Manejo dos Resíduos Sólidos, e na oportunidade, também foi  comemorado os 10 anos do Grupo de Pesquisa Geografia das Águas na Amazônia.

No dia 24/03 aconteceu O 1º PEN²SA "Prática e Estratégias de Novos Negócios em Saneamento Ambiental" onde foi proporcionado a aproximação entre empresas que prestam serviços em Saneamento Ambiental no Estado do Pará com estudantes, egressos e professores que atuam nos cursos de Saneamento do IFPA Campus Belém. O evento foi composto por mesas redondas e exposições de stands onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as empresas, os serviços e equipamentos utilizados em estudos na área de saneamento ambiental. As visitas aos stands  foram realizadas ao longo do dia, acontecendo de forma paralela às mesas redondas que ocorreram no auditório central,  e também as empresas entregavam brindes durante as visitas aos seus stands.

Após as apresentações de cada empresa convidada, os próprios alunos e profissionais  apresentaram suas indagações sobre as seguintes questões:  quais as melhores práticas no mercado? Quais os novos negócios previstos? Qual o perfil dos profissionais que serão demandados?  Quais as possíveis parcerias entre as instituições formadoras e as empresas prestadoras de serviço?

Na ocasião, também foram realizadas duas reuniões estratégicas entre as representações das empresas convidadas e a Direção Geral e a Direção de Extensão, objetivando estabelecer a conexão para as futuras parcerias.

O evento foi organizado pelo Curso Técnico em Saneamento, Tecnologia em Saneamento Ambiental e Núcleo de Pesquisa em Saneamento Ambiental (NUPESA), com o apoio da ASCOM Belém, Diretoria de Manutenção e Apoio, Gabinete da Direção Geral e Diretoria de Extensão do IFPA Campus Belém.

Confira um pouco mais: