Página inicial > Publicações > Alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo Realizam Microestágio o Regional Na Região do Salgado Paraense

• Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 11h15
  • Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 11h15

No período de 28 a 31 de março de 2023, a turma M1333TE do Curso Técnico de Guia de Turismo realizou microestágio regional nos municípios pertencentes à Região do Salgado Paraense. Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer os empreendimentos e atrativos turísticos dos municípios de Salinópolis e São João de Pirabas. A atividade de ensino foi conduzida pelos professores Anaryê Rocha, Bernardino Costa, e Renan Nogueira, docentes lotados na Coordenação de Guia de Turismo - IFPA/Campus Belém.

Na manhã do dia 28/03 (Terça-Feira), logo após o speech inicial da viagem, os alunos saíram do Campus Belém rumo a Salinópolis. Ao longo do trajeto, os discentes realizaram atividades orientadas pelos docentes de apresentações dos municípios, procedimentos de embarque e desembarque, atividades de lazer e recreação, e serviço de bordo. Em Salinópolis, após a realização do check-in do hotel, os alunos visitaram a Fonte do Caranã e A Casa de Cultura, seguindo por um city tour que iniciou no Presente da Maré - Arte e Café, passando por Farol do Cidade, Casa de Artesanato - AAPAS e Igreja Matriz de Nossa Senhora do Socorro. O roteiro finalizou o dia na observação in loco da Praia da Corvina, na Orla do Maçarico. Já no dia seguinte, 29/03 (Quarta-Feira), o grupo teve a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Salinas Premium Resort e seguiu em direção as Praia do Farol Velho e Praia do Atalaia onde realizaram apresentações dos espaços e atividades recreativas em locais abertos como propostas de interação social do grupo.

No dia 30/03 (Quinta-Feira), os discentes seguiram para o município de São João de Pirabas para a realização de um rivertour, onde tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos naturais como a Ilha de Fortaleza onde visitaram a Pedra do Rei Sabá e o Coração da Princesa (locais de adoração e de realização de eventos religiosos) e a Ilha da Croa Nova que possui uma Vila de Pescadores e é considerado um berçário natural de diversos espécies de pássaros, tartarugas e peixes. Após o check-out, no dia 31/04 (Sexta-Feira), o grupo dirigiu-se até a loja do Rancho da Vaquinha que é um empreendimento de migrantes mineiros que produzem vários produtos derivados do leite, posteriormente seguiram em direção ao Sítio Lua de Prata onde o responsável nos recebeu e informou sobre a gestão do empreendimento. Por fim, chegaram até à Vila do Mel onde um produtor local de mel e seus derivados explanou sobre sua produção no município de São João de Pirabas. De acordo com a professora Anaryê Rocha “essas atividades são fundamentais, pois os discentes têm a oportunidade de compreender a realidade logística da operacionalização e realização de roteiros turísticos tornando-os capacitados à percepção de melhor adequação dos roteiros que serão executados profissionalmente”.

Texto Fornecido Pela Coordenação do Curso Técnico em Guia de Turismo