Página inicial > Publicações > Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio Integrado - versão 2023

Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio Integrado - versão 2023

• Publicado: Terça, 02 de Mai de 2023, 14h19
  • Última atualização em Terça, 02 de Mai de 2023, 15h10

O projeto de iniciação científica (IC) no Ensino Médio Integrado (EMI) no IFPA Campus Belém, foi iniciado em 2009 e mantém-se regularmente anualmente. O objetivo é elevar o processo de escolarização, por meio de práticas/ações interdisciplinares, envolvendo os conteúdos da Filosofia (propedêuticas), e os domínios da qualificação profissional técnica de nível médio, a partir da metodologia (método científico) de iniciação científica, na constituição do perfil do sujeito- pesquisador.

Na versão 2023, com a participação ativa dos servidores bibliotecários da biblioteca central do Campus Belém, e dos mestrandos em Educação Profissional e Tecnológica do IFPA Campus Belém, orientandos do coordenador geral do projeto, prof. Dr. Haroldo de Vasconcelos Bentes.

De forma geral, o processo de IC na última fase da Educação Básica, na disciplina de Filosofia III, ministrada pelo citado professor, integra “procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que quer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais".

Metodologicamente o processo se desenvolve concomitante aos conteúdos de ensino da disciplina Filosofia III, nas turmas finalistas, nos dias regulares das aulas da disciplina, com ações concretas de natureza científica em vários espaços educativos como, na biblioteca, nos laboratórios, nas áreas livres do Campus. Nesta versão os  cursos/turmas participantes são: Química I2023TD; Edificações I2043TD; e Desenvolvimento de Sistemas I2263TD. Destaca-se também o movimento interdisciplinar com o projeto PET – projeto educação Tecnológica, 2023-2024, coordenado pela profa. Dra. Rejane Barros (IFPA Campus Belém), coordenação do curso de engenharia e automação, e o apoio das coordenações de Edificações, Desenvolvimento de Sistemas e Química.

Em 2023 o projeto de IC no EMI do Campus Belém, ampliou o movimento de aproximações interdisciplinares, com as coordenações dos cursos envolvidos, com outros projetos e com os parceiros externos SEDUC-PA; CCBEU-PA; Embaixada EUA; e outras instituições de convergências, visando promover um evento científico no IFPA Campus em dezembro de 2023.

Nessa conjuntura tem-se como concepção formativa a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), como estratégia didática de intersecção entre escolarização, cientificidade, profissionalização, e a cidadania coletiva, a partir dos conteúdos de ensino da Filosofia, da formação profissional específica, no processo de iniciação científica da Ciência), das bases da robótica, do trabalho docente, estrategicamente interdisciplinar, no horizonte de uma política de educação estatal, de forma mais processual entre a última etapa da educação básica (ensino médio), o acesso ao ensino superior, e interfaces com a Pós-Graduação (mestrado profissional), no que tange a domínios da cientificidade e da cultura MAKER (colocar as mãos na massa) à construção de habilidades e competências com o método da Ciência, aportes interpessoais e éticos implicados nos percursos formativos, socioeconômicos e culturais na figura do protagonismo sujeito-pesquisador .

Nos dias 02, 04 e 05/maio/2023, acontecerão as oficinas de normatização na biblioteca central do Campus Belém, em uma sala específica, nos horários das aulas regulares dos cursos/turmas, disciplina Filosofia III, com as contribuições da equipe da biblioteca central  destaca à associação do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico, como central na figura do aluno (a), de maneira que esta deixe de ser “ouvinte repetidor de conteúdos e passe a agir e a refletir com consciência crítica diante dos fatos estudados”. Veja-se, portanto, que a pesquisa inserida no âmbito do EMI do IFPA, Campus Belém, pode e tem viabilizado aos educandos muitas oportunidades de explorar fatores que o conhecimento escolar rotineiro não proporciona.

O trabalho professoral com a IC pode integrar didaticamente os fundamentos da abordagem STEAM com os alunos à construção e à reconstrução dos seus próprios saberes, contribuindo, assim, à autonomia sob a égide da concepção de formação integral. Nesta perspectiva, a legislação pertinente e os princípios pedagógicos orientam que a educação formal articule formação geral e profissional imbricando profissionalização e cientificidade entre saberes, métodos e conhecimentos que favoreçam as aprendizagens significativas.

Oficinas de Normatização Datas e Horários ( Local: Biblioteca Central)

02/05 - das 16h40min às 18h20min - Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas (Turma: I2263TD)
04/05 -  das 16h40min às18h20min - Curso Técnico em Edificações ( Turma: I2043TD)
05/05 - das 13 às 14h40min - Curso Técnico em Química (Turma: I2023TD)

Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio Integrado.

Texto Elaborado pela Coordenação do Projeto