Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Aplicação das Provas da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica marcam o dia do Físico no IFPA Campus Belém
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aplicação das Provas da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica marcam o dia do Físico no IFPA Campus Belém

  • Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2023, 14h19
  • Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2023, 14h19
  • Acessos: 305

          

        A coordenação do curso de Física do IFPA Campus Belém, aplicou hoje , 19 de maio de 2023, de 9h às 12h, no bloco H, as provas referentes  a 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Foram 40 alunos do campus Belém da graduação e ensino médio integrado que participaram das olimpíadas.

          Nesta mesma data, 19 de maio, é comemorado o aniversário da publicação em 1905 das obras de Albert Einstein que mudaram a forma de como estudar a luz, a matéria, o tempo e o espaço - o Brasil celebra o Dia Nacional do Físico, e as notáveis ​​conquistas de vários cientistas, dentre eles destacam-se: Cesare Mansueto Giulio Lattes, Herch Moysés Nussenzveig, e o paraense professor José Maria Filardo Bassalo. 

         A Física é uma busca constante para entender o mundo que nos cerca de uma forma matemática, já dizia o cientista italiano Galileu Galilei. Ela se aventura a descrever quantitativamente e qualitativamente tópicos tão complexos quanto o clima global da Terra, tão desconhecidas quanto o funcionamento das partículas elementares, e tão espetaculares quanto o funcionamento dos buracos negros, por exemplo.

        O cotidiano de um cientista das Ciências Físicas varia dependendo do tipo de área em que ele decidiu se especializar ou do seu ambiente de trabalho. No entanto, na maioria das vezes um físico terá que realizar leituras, análises computacionais, estudo de dados, e talvez algumas experimentações.

        Os físicos, por sua própria natureza, são curiosos e todos os dias buscam aprender algo novo em seu campo de atuação. A busca por tentar entender a natureza e os fenômenos que o cerca pode se tornar frustrante, se os experimentos não produzirem os resultados esperados ou se o trabalho não for frutífero. Por outro lado, há muitas recompensas para a sociedade se o trabalho desse profissional for bem-sucedido.

        No IFPA campus Belém, a coordenação de Física conta com 13 docentes, na qual 11 são doutores e 2 mestres, que trabalham em diferentes frentes de pesquisa desde o Ensino de Física e suas Tecnologias, Física do Clima, Ótica, Matéria Condensada até Teoria Quântica de Campos.

Parabéns a todos os profissionais e futuros profissionais do campus Belém que se dedicam à área da física.

Texto Elaborado pela Coordenação de Física - Em comemoração ao Dia do Físico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->