Página inicial > Publicações > Alunos do Curso de Física do Campus Belém Fazem História na OBA

Alunos do Curso de Física do Campus Belém Fazem História na OBA

• Publicado: Terça, 30 de Mai de 2023, 09h00
  • Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 09h00

Neste ano de 2023, alunos do curso de Física do IFPA campus Belém, alcançaram uma marca histórica nas participações da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA, com a colaboração dos bolsistas dos programas PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e PRD (Programa de Residência Pedagógica do curso de Física/Belém, através da elaboração de um preparatório de aulas coordenados pelos docentes Dr. Charles da Rocha Silva e João Paulo. Serão provavelmente 9 alunos medalhistas.

Até ano passado foram 29 medalhas conquistadas pelos estudantes do ensino médio/integrado na OBA, 6 medalhas na MOBFOG com foguetes de garrafa PET apropelente líquido via reação química entre bicarbonato de sódio e  ácido acético (vinagre), atingindo alcance máximo de 161 metros.

Neste ano, através de uma parceria entre o programa de Mestrado Nacional Profissional do Ensino de Física (MNPEF, polo 37) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA, Laboratórios de Física e Química), foi possível construir pela primeira vez um motor de foguete artesanal à propelente sólido usando sacarose (açúcar de confeiteiro) e fertilizante NPK (adubo químico). O trabalho é um dos produtos da dissertação de mestrado do professor Bruno Rafael Costa Guimarães que é discente do MNPEF orientado pelo docente João Paulo.

No dia 11 de maio de 2023, às 17h, foi realizada uma oficina no IFPA/Belém com os alunos do integrado e graduação cujo objetivo seria construir esse motor com tubos e conexões de PVC, papel alumínio e os ingredientes citados anteriormente. Após a construção foram feitos testes estáticos de queima dos motores usando ignitor eletrônico dentro do laboratório de Física, e os resultados se mostraram bastante promissores.

Às 8h do dia 16/05, os motores construídos foram acoplados a um foguete de garrafa PET e lançados na Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus de Educação Física, após envio de ofício da coordenação de Física para o professor Dr. Smayk Barbosa Sousa. Os lançamentos realizados tiveram alcance máximo de 114 metros, e foram considerados com boa eficiência de combustão já que obtiveram uma queima uniforme e progressiva ao longo do voo.

Os lançamentos foram  úteis para os alunos tanto do integrado quanto de graduação, pois possibilitaram que eles pudessem participar pela primeira vez da MOBFOG 2023 com foguetes movidos a propelente sólido, marco histórico para o IFPA nessa categoria de competição científica nacional, esperamos 3 medalhistas nesta olimpíada.

O professor do curso de licenciatura em Física no IFPA, Dr. João Paulo da S. Alvesse, é o representante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) do campus Belém. Em 2021,  foi premiado com certificado e medalha de Honra ao Mestre pela comissão destas olimpíadas nacionais

Recentemente, o Colegiado de Física vem planejando executar ainda em 2023 premiações para os estudantes de graduação do IFPA no campus Belém, diante desse cenário já foi solicitado apoio tanto da Direção Geral (DG), quanto da Pró-reitoria de Ensino do IFPA (PROEN) para atingir tais objetivos e formar uma comissão para esta tarefa.

Confira o vídeo do lançamento: