Página inicial > Publicações > Alunos de Turismo Realizam Microestagio no Maranhão

Alunos de Turismo Realizam Microestagio no Maranhão

• Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 15h55
  • Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 15h55

No período de 22 à 28 de maio de 2023, foi realizado o terceiro e último microestágio dos discentes da turma M1333TE do Curso Técnico em Guia de Turismo, do IFPA campus Belém, no qual percorreu pontos turísticos da cidade de São Luís, no Estado do Maranhão. A atividade de ensino foi conduzida pelos docentes Bernardo Costa Junior, Anaryê Rocha e Renan Nogueira, vinculados à Coordenação de Guia de Turismo do Campus Belém.

Na madrugada do dia 22/05 (Segunda-Feira), os discentes partiram do IFPA/Campus Belém rumo a São Luís, no transcorrer do percurso o grupo executou atividades orientadas pelos professores, tais como: checklist do veículo; etiquetagem das bagagens; procedimentos de embarque; speech inicial; apresentação dos municípios; serviço de bordo; atividades de lazer e recreação, entre outros. No trajeto oportunizou-se aos discentes conhecerem a infraestrutura do Porto do Cujupe, no município de Alcântara. Após a travessia e chegada na cidade de São Luís (MA) as demais atividades foram realizadas, como desembarque de bagagens e check-in do grupo no meio de hospedagem.

No dia 23/05 (Terça-Feira), a turma passou o dia em visitas no Centro Histórico de São Luís em espaços turísticos como o Palácio dos Leões, o Palácio de La Ravardière, o Tribunal de Justiça, a Catedral N. Sª da Vitória, Teatro Arthur Azevedo, Convento N. Sª do Carmo entre outros. Já na manhã do dia seguinte, 24/05 (Quarta- Feira), o grupo saiu em direção ao município de Raposa (MA) onde oportunizou-se a turma poder conhecer um pouco da infraestrutura turística do município, sobretudo a infraestrutura náutica a caminho das fronhas maranhenses. Em seguida, no período da tarde, os discentes seguiram para o município de São José de Ribamar (MA) onde foi realizado um city tour nos principais pontos da cidade com o intuito de conhecer e interagir com as práticas profissionais do guiamento. Neste momento pôde-se visitar espaços como a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, a Orla da Cidade, a Concha Acústica, a Igreja da Matriz e a Praça de São José de Ribamar.

Continuamos as visitas a outros pontos da cidade de São Luís (MA), no dia 25/05 (Quinta-Feira), seguimos para conhecer a Lagoa da Jansen, o Forte de Santo Antônio da Barra, o Museu das Embarcações, o Museu da Imagem e do Som, o Memorial Bandeira Tribuzi, o Mirante Espigão Costeiro e o Centro de Atendimento ao Turista. No dia seguinte, 26/05 (Sexta-Feira) foi realizada pela manhã a visita ao Parque Botânico da Vale e pela parte da tarde ao Sítio Arqueológico Piranhenga. Por fim, no dia 27/05 (Sábado) o grupo realizou os procedimentos de check-out no meio de hospedagem e seguiu em direção a Belém. No retorno, o grupo realizou práticas de orientação e técnicas de guiamento, além de outras atividades. Assim, chegando a capital paraense na madrugada do dia 28/05 (Domingo) e finalizando o seu microestágio de categoria nacional.

“Essa última atividade encerra um ciclo e colocou em prática a metodologia do aprender fazendo, que fez com que nossos discentes vivenciassem todo o processo de planejamento e execução de um roteiro turístico. Dito isso, essa experiência foi valiosa no processo de formação desses futuros profissionais e mostrou que já estão prontos para serem absorvidos pelo mercado de trabalho” enfatizou o docente do Curso de Guia de Turismo, Prof. Bernardo Costa Junior.