Página inicial > Publicações > IFPA Campus Belém promove primeira oficina para criação do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Científico Júnior (NIDCJ)

• Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 14h45
  • Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 14h45

O IFPA campus Belém, deu um importante passo rumo à promoção da inovação e desenvolvimento científico entre seus alunos. O campus sediou a primeira oficina para a criação do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Científico Júnior (NIDCJ), um projeto que visa estimular a pesquisa e a criatividade dos estudantes. Este projeto foi idealizado no IFPA campus Abaetetuba durante o ano de 2019, e agora chega ao campus Belém.

A oficina, ocorreu no dia 16 de junho, no miniauditório do Curso de Saneamento, reuniu cerca de 20 alunos dos cursos técnicos e superiores do campus Belém e convidados. O objetivo principal foi apresentar a proposta do NIDCJ e discutir os principais desafios e oportunidades que os estudantes enfrentarão ao longo do processo de criação do núcleo.

Durante a palestra inicial, os participantes puderam ouvir os depoimentos inspiradores de renomados egressos da instituição e de profissionais da área de inovação e empreendedorismo.

Temas como metodologia científica, prototipagem e gestão de projetos foram abordados, proporcionando uma visão inicial sobre os caminhos a serem percorridos no desenvolvimento de projetos inovadores. A interação entre os participantes foi um dos pontos altos da oficina, gerando discussões enriquecedoras e troca de experiências.

Ao final da oficina, ficou acertada um próximo encontro, para dar continuidade ao processo de criação do NIDCJ. Nesse, espera-se que possam elaborar um plano de ação detalhado, definindo os objetivos, as metas e as atividades do núcleo, bem como buscar parcerias e recursos para sua implementação.

A primeira oficina para a criação do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Científico Júnior no Curso de Saneamento do IFPA campus Belém marcou o início de uma importante iniciativa que promoverá a cultura da inovação e o desenvolvimento científico entre os estudantes. Com o apoio da instituição e a dedicação dos alunos envolvidos, espera-se que o NIDCJ seja um espaço propício para o surgimento de ideias transformadoras e soluções criativas para desafios do mundo atual. O campus Belém reforça seu compromisso com a formação integral de seus estudantes, preparando-os para serem agentes de mudança e protagonistas na construção de um futuro mais inovador e sustentável.