Página inicial > Publicações > Alunos de Eletrotécnica Entregam Projeto Integrador Sobre Aplicação de Energia Solar

• Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 11h39
  • Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 11h39

No dia 27 de junho de 2023, às 9h, alunos e professores do Curso de Eletrotécnica reuniram-se no Gabinete do campus Belém para entrega de Projeto Integrador cujo título é o "Estudo de Viabilidade de Aplicação de Energia Solar em Sistema de Bombeamento de Água para Abastecimento do IFPA Campus Belém: Dimensionamento Técnico e Financeiro".

O referido trabalho foi desenvolvido pelos Discentes: Yan Paixão, Guilherme Barbosa, Douglas Borges, Fabiano Oliveira, Alexandre Palmeirim e Matheus Barbosa sob a orientação dos Professores Helleson Jorthan Brito da Silva e Marcelo Rodrigues. Este trabalho foi submetido à banca examinadora composta pelos Professores Luís Blasques e Edgar Amazonas, ambos da Coordenação de Eletrotécnica, tendo sido Aprovado.

Através desse estudo foi constatada a viabilidade técnica e econômica para implantação de sistema fotovoltaico para suprimento de energia elétrica ao sistema de bombeamento do campus Belém. O Aluno Fabiano Oliveira  fez o seguinte relato acerca do trabalho "Creio que foi uma experiência única,  poder integralizar matérias do curso com conhecimentos práticos, desenvolvendo um olhar científico sobre o meio que estamos e incentivar a sustentabilidade no campus aliado à economia"

Vale destacar que há grande possibilidade deste projeto ser implementado no campus Belém.