Página inicial > Publicações > Projeto (Re) Modelagem Criativa de Negócios Divulga Resultados Alcançados

Projeto (Re) Modelagem Criativa de Negócios Divulga Resultados Alcançados

• Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 11h54
  • Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 14h15

A coordenação do projeto (Re) Modelagem Criativa de Negócios: Competências Empreendedoras em Ação divulga os resultados alcançados por meio da prática de educação empreendedora, que iniciou com atividades de diagnóstico de negócios, alinhada a três competências empreendedoras do Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo (EntreComp) escolhidas para direcionar o comportamento dos discentes, a saber: identificar oportunidades, mobilizar recursos e aprender com a experiência. O objetivo foi estimular os discentes a  fazerem uso exaustivo dessas competências empreendedoras para propor e validar as melhores soluções aos empreendimentos.

Um dos principais resultados alcançados pelos discentes é a construção efetiva das estratégias com viabilidade de serem implementadas nos negócios atendidos. O esforço percebido na equipe foi a necessidade de traduzir as estratégias com uma comunicação clara e próxima da linguagem do empreendedor que irá receber o produto da consultoria. Isso facilitou o alcance dos resultados do processo empreendedor pensado para o projeto e assim, aumentou as chances de inserção das estratégias nas práticas de negócio.

Atividades dos bolsistas
Para desenvolver as ações do projeto, os bolsistas e voluntários foram estimulados a desenvolver competências empreendedoras por meio de pesquisas aplicadas, aprendizagem aos pares, e capacitações de instrutoria empresarial para que colocassem as habilidades e competências em prática, nas sessões de apresentação coletiva, que ocorria todas as terças-feiras. Nestes encontros, os discentes socializavam os resultados dos diagnósticos referentes ao que foi demandado pela coordenação, que versava sobre a estrutura do plano de negócios combinados com informações técnico-científicas aplicadas ao ambiente de negócios das organizações atendidas.

Os bolsistas e discentes voluntários trabalharam na elaboração dos Planos de Negócios de sete empreendimentos e para isso, iniciaram com diagnósticos, conheceram o funcionamento dos empreendimentos, sendo 06 com fins lucrativos e 02 organizações do 3º setor. A equipe trabalha na elaboração do plano de negócios desde março de 2023 e após as visitas técnicas aos empreendimentos, finalizaram a elaboração do documento, com inserção de estratégias de grande relevância aos empreendimentos.

As atividades do projeto encerraram em 30 de junho de 2023, porém a ação de entrega dos planos de negócios aos empreendimentos está agendada para agosto de 2023, como ato de encerramento oficial. O plano contemplou uma série de contribuições relevantes nas dimensões de gestão estratégica dos negócios, de mercado, de marketing, marketing digital, geomarketing, plano operacional, sustentabilidade e qualidade de vida, e sobre a dimensão financeira dos empreendimentos.

Segundo o coordenador Prof. Jordanio Santos e a colaboradora do projeto profa. Andrea Valente, “os encontros foram momentos de muito aprendizado coletivo. As apresentações possibilitaram ampliar o debate para diversos segmentos de negócios ao de forma concomitante. Isso foi um diferencial para o crescimento dos alunos em termos de pensamento crítico e reflexivo no campo de negócios e para o segmento de consultoria empresarial. Em todos os encontros, o clima foi de trazer ideias que pudessem ser materializadas no dia a dia dos empreendimentos”. O projeto foi um grande aprendizado para todos nós, pontuaram.

Equipe do projeto

Movimento República de Emaus - Associação de defesa de direitos sociais
Crescidinhos - Loja virtual de roupas infantis

Parceiros internos
O projeto contou com o apoio e financiamento do Programa Proextensão, edital nº 04/2022, promovido pela Pró-reitoria de extensão do IFPA – PROEX. No âmbito do campus Belém, continua com apoio e infraestrutura da diretoria de extensão – DEX, que garantiu espaço para físico e equipamentos adicionais para que os 02 bolsistas e 06 discentes voluntários desenvolvam as ações diárias que o projeto.