Página inicial > Publicações > Artigo Resultante de Edital de Extensão é Publicado em Revista

Artigo Resultante de Edital de Extensão é Publicado em Revista

• Publicado: Terça, 18 de Julho de 2023, 14h22
  • Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2023, 14h33

O Projeto de Extensão Laboratório de Tradução do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (LABTEC), vinculado ao Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Cultura, Educação e Política (GICEP/IFPA-campus Belém), no âmbito do Edital 04/2020/PROEXTENSÃO  publica o artigo "A lógica da mídia e as condições mediatizadas de interação social" o trabalho foi originalmente publicado em inglês como capítulo do livro “Media Logic(s) Revisited: Modelling the Interplay Between Media Institutions, Media Technology, and Societal Change” (THIMM, 2017, p. 63-84), e traduzido pelo professor Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, coordenador do LABTEC, com revisão técnica do estudante de Licenciatura em Letras do IFPA/Campus Belém, Tailson Lima Rodrigues, atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará.

O artigo teoriza sobre como e por que a mídia exerce influência em outras áreas da cultura e da sociedade – e é influenciada por elas. Adotando uma ampla visão da mídia e discutindo como suas várias lógicas são parte do processo de midiatização e contribuem para a interação social, o trabalho mostra como o aumento da presença da mídia tem implicações mais amplas para as maneiras como as grandes instituições sociais e contextos menores da sociedade civil funcionam. Isto significa que as várias mídias não apenas mudam a comunicação, mas também mudam as relações entre pessoas e organizações e passam a condicionar as maneiras como as pessoas geralmente se comunicam e interagem umas com as outras em diferentes contextos.

O documento é o primeiro de um conjunto de 11 documentos traduzidos pelo LABTEC no âmbito do Edital Proextensão e submetidos a publicação e que tem como objetivo principal dar continuidade ao laboratório permanente de tradução, versão, revisão e transcrição de textos em língua estrangeira voltado a divulgação de publicações no campo das ciências humanas relacionado às tecnologias de informação e comunicação (TDIC). Com foco na inclusão social de estudantes não versados em línguas estrangeiras, o projeto pretende atender a demanda por material didático de graduandos do curso de licenciatura em história do Instituto Federal do Pará, Campus Belém, bem como de áreas afins e da comunidade externa, interessados em conteúdos relacionados ao aperfeiçoamento da prática docente em um contexto dominado pela cibercultura e a linguagem midiatizada.

O artigo foi publicado no volume 32, número 1, da Revista Caderno de Campos da Universidade de São Paulo, cujo qualis Periódicos 2017-2020 é A4. (link: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/209521).

O LABTEC agradece a toda equipe da Pró-reitoria de Extensão do IFPA pela  coordenação das atividades do PROEXTENSÃO que tornaram possível a publicação.

Acesse o Artigo também AQUI.