Página inicial > Publicações > Ações do Projeto PET Robótica no Mês de Setembro/2023

Ações do Projeto PET Robótica no Mês de Setembro/2023

• Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 16h21
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 18h03

O Projeto de Educação Tecnológica baseada em robótica (PET Robótica), abordagem STEAM e cultura maker aos alunos (as) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, vem apresentar à comunidade acadêmica a agenda das atividades de setembro de 2023. O projeto o PET Robótica está sendo implementado em parceria com o projeto “Maker Camp” sob a coordenação da bibliotecária Rosilene Oliveira, coordenadora do makerspace do CCBEU (Centro Cultural Brasil Estados Unidos). O Maker Camp tem o apoio da Embaixada Americana.

Nos meses de setembro, outubro e novembro, o projeto será desenvolvido em cada escola parceira, juntamente com professores e equipe pedagógica. O intuito é que no desenvolvimento dos projetos em cada escola, equipe de 6 estudantes, os projetos estejam focados nas demandas da escola e/ou da comunidade local, sem perder o contexto nacional e/ou mundial, valorizando sua história e costumes, promovendo assim mudanças no ambiente escolar, considerando a inclusão, a diversidade, a equidade e principalmente a formação de um cidadão protagonista de sua própria formação profissional. A equipe do projeto PET Robótica/Maker Camp irá dar suporte ao desenvolvimento do projeto, com visitas mensais em cada escola, podendo também, as escolas utilizarem o espaço maker do IFPA campus Belém/CCBEU para impressão 3D, programação, entre outros.

Adicionalmente, o Projeto PET Robótica/Maker Camp foi um dos aprovados e convidado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) para participar da 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e tecnológica (SNCT). Agradecemos ao IFPA CAMPUS BELÉM e parceiros (SEMEC/NIED, SEMED, CCBEU, Embaixada Americana).

O PET Robótica/Maker Camp alcançou o âmbito nacional.
No dia 22/09 (sexta-feira) às 9h acontecerá um evento no auditório do bloco M do campus Belém com 8 escolas parceiras do projeto. O objetivo com o evento é dar orientações sobre o desenvolvimento dos projetos. Informações do evento, a saber.
Título: Estrutura científica dos projetos das escolas envolvidas nos projetos PET Robótica/Maker Camp.
Data: 22/09/2023
Horário: 8h30min às 9h
Local: Auditório do Bloco M do IFPA campus Belém
Público-alvo: professores(as) das escolas municipais de Belém e Benevides envolvidas nos projetos.

O projeto terá sua culminância no dia 06/12/2023 no Ginásio do campus Belém, com a participação de todas as escolas parceiras, alunos(as), professores(as), secretário(a) de educação e todos os envolvidos.

Agradecemos aos parceiros, a saber: Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC-Belém), o Núcleo de Informática Educativa de Belém (NIED-Belém), a Secretaria Municipal de Educação de Benevides (SEMED-Benevides), e o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU).