Página inicial > Publicações > Trabalho Elaborado por Servidores e Alunos do Campus Belém é Apresentado em Congresso de Genética em Ouro Preto - MG

• Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 11h43
  • Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 11h44

O trabalho intitulado:  “Jogo BIODIVERSIDADE: um quiz para abordagem de diferentes escalas da diversidade biológica (genes, espécies e ecossistemas)”, desenvolvido em 2020, pelos professores do IFPA, Carlos Alberto Machado da Rocha e Fabio Pacheco Estumano da Silva e os  estudantes da época, Carlos Alberto Alvares Rocha (Sistemas Mecatrônicos - UNB); Ivo José Paes e Silva e Carla Fernanda Alvares Rocha (PROFNIT – IFPA) foi apresentado pelo professor Carlos Alberto Machado da Rocha no “GENÉTICA 23 – 68th Brazilian Congress of Genetics 2023”, que foi realizado no Centro de Convenções de Ouro Preto (MG), de 12 a 15 de setembro de 2023.

O trabalho trata-se de um jogo do tipo Quiz e a elaboração das questões (de múltipla escolha) teve como base o conteúdo do livro "Biodiversidade: genes - espécies - ecossistemas“, de ROCHA, C.A.M. (2018). O objetivo do Quiz é contribuir para o uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC's) no contexto escolar, como forma e meio para o ensino de Biologia.

O uso de jogos é capaz de contribuir para cumprir a função compensatória da escola na tentativa de atenuar as possíveis dificuldades e diferenças em relação às funções cognitivas, pois o seu aprimoramento repercute sobre as condições para a aprendizagem. Neste trabalho, desenvolveu-se e aplicou-se o jogo BIODIVERSIDADE, para treinamento sobre conteúdos de Biologia (Genética, Evolução e Ecologia), com ênfase na abordagem da biodiversidade em diferentes escalas: genes, espécies e ecossistemas.