Página inicial > Publicações > Programa PARFOR Equidade Racial é Lançado em Brasília com Representante do NEAB do IFPA Campus Belém

• Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 14h33
  • Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 14h34

Aconteceu na tarde da última quinta-feira (22/09/2023), em Brasília, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, que tem o objetivo de formar professores em licenciaturas específicas, e pedagogos, para atendimento às redes públicas e comunitárias que ofertam educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.

O evento reuniu representantes de diversas entidades e contou com a presença da professora do IFPA campus Belém,  Maria Albenize Farias Malcher, que representou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB, o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará - CEDENPA e a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN.

Com seu histórico de atuação em prol da igualdade racial e da valorização da cultura afro-brasileira, Maria Albenize destacou a importância do Programa e a necessidade de medidas concretas para combater o racismo estrutural no sistema educacional brasileiro.

“O programa PARFOR Equidade Racial é um passo fundamental na direção certa. Precisamos garantir que todos os estudantes, independentemente de sua origem étnica, tenham igualdade de oportunidades na educação superior. A diversidade é um dos pilares da nossa sociedade, e é nossa responsabilidade assegurar que ela seja valorizada em todos os níveis de ensino.” Respondeu a professora ao ser perguntada sobre sua expectativa em relação ao Programa.

O PARFOR Equidade Social será implementado em todo o país, buscando criar oportunidades iguais para estudantes negros e pardos, garantindo o acesso a cursos de graduação e pós-graduação, bem como a formação de professores comprometidos com a causa da igualdade racial.