Página inicial > Publicações > Gestão do campus recebe Centro de Referência em Inclusão para reunião

Gestão do campus recebe Centro de Referência em Inclusão para reunião

• Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 12h24
  • Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 12h34

Na manhã desta sexta-feira (29), a direção-geral do campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) recebeu representantes do Centro de Referência em Inclusão Educacional “Gabriel Lima Mendes” (Crie), vinculado à Secretaria de Educação de Belém (Semec) para uma reunião de trabalho sobre possíveis parcerias que visam promover a inclusão dos alunos que precisem de atendimento especializado.

Participaram da reunião o diretor-geral, professor Helio Almeida; o diretor de Ensino, professor Diego Deleon; Alvaro José, interprete de LIBRAS; Tatiana Maia, coordenadora do CRIE; professora Lucia Matni, socióloga do CRIE; e Geovana Souza, assessora do CRIE.

Durante a reunião, os participantes discutiram questões relacionadas aos desafios e possibilidades de garantir a inclusão no campus Belém nos termos da legislação. As representantes do CRIE conheceram o cenário atual dos atendimentos do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e também da formação de professores.

Para o professor Helio Almeida, “o encontro com este importante Centro foi muito produtivo para que possamos trabalhar juntos e ofertar formação e capacitação para o nosso corpo docente na área da inclusão e acessibilidade”, disse.

SOBRE O CRIE

O Centro de Referência em Inclusão Educacional “Gabriel Lima Mendes” (Crie), criado em 2013 e inaugurado em 2015, é uma unidade da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

O Crie se destina a promover e fomentar a inclusão de alunos com deficiência, altas habilidades/superdotação e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na rede de ensino municipal de Belém. O atendimento educacional especializado (AEE) é realizado por meio de Núcleos, Programas e Projetos que alcançam os estudantes e suas famílias. A unidade promove ainda a formação dos profissionais da rede que atuam no AEE e nas salas regulares.