Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Proposta de Criação do Núcleo Integrado de Tecnologias e Sustentabilidade Ambiental é Apresentada para o Campus Belém
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Proposta de Criação do Núcleo Integrado de Tecnologias e Sustentabilidade Ambiental é Apresentada para o Campus Belém

  • Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 23h05
  • Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 23h15
  • Acessos: 210

 

No dia 29 de setembro de 2023, foi realizada uma reunião com o objetivo de apresentar a Proposta de Criação do Núcleo Integrado de Tecnologias e Sustentabilidade Ambiental - NUTECS. A reunião contou com a participação do diretor geral do campus Belém, professor Hélio Almeida, com o professor Laércio Gomes, diretor de pesquisa, pós graduação e inovação, bem como os seguintes professores da área de Saneamento Ambiental: Túlio Silva, Ilka Serra, Valdinei Silva, Flávia Lisboa, Márcia Valéria e Cezarina Nobre; da área da Saúde: Maria Helena Cunha , da área da Geomática: Andrea Valente e Andrea Costa. Além da discente Thalia Santos do Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental. 

O NUTECS é uma iniciativa em total sintonia com os Indicadores de Sustentabilidade do IFPA Campus Belém e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Milênio. No contexto pedagógico formativo, busca unir esforços de diversas áreas do conhecimento e eixos tecnológicos dos cursos ofertados em nosso campus.

O núcleo já conta com um espaço para suas ações, uma área total de 380m² localizada entre os Blocos M e N, onde será um polo para o desenvolvimento e implementação de tecnologias baseadas na natureza para o saneamento básico, além de abrigar um bosque ecológico focado na Incubadora Social. Além disso, terá o propósito de promover conscientização ambiental para a comunidade interna e externa ao campus, entre outros objetivos

A proposta recebe o apoio do diretor geral do IFPA Campus Belém, e envolve uma equipe de gestão composta por membros das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, como os os professores das áreas de Saneamento Ambiental, Saúde e Geomática, além de outras coordenações que quiserem se juntar na implementação e consolidação do NUTECS.

A criação do NUTECS representa um avanço significativo na integração do ensino, pesquisa e extensão, focado na promoção de práticas pedagógicas integradas e no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Esta iniciativa está alinhada com as ações da Comissão Local de Meio Ambiente do Campus Belém, onde o titular  desta comissão, professor Túlio Silva, está empenhado em alinhar as atividades do NUTECS com os indicadores ambientais em atualização no Plano de Logística Sustentável.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->