Página inicial > Publicações > Alunos do Campus Belém Participam de Evento Internacional de Empreendedorismo e Inovação

• Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h42
  • Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h42

Os alunos do curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Belém, Luizela Moreira Miranda e Vinicius Gabriel Dias de Sousa, representaram o IFPA e o Pará no Fórum Internacional de Empreendedorismo Jovem no Brasil - FINDNEXA BRASIL 2023, um evento de intercâmbio de cultura empreendedora que ocorre na cidade de Luís Correia no Piauí, no período de 10 a 15 de outubro de 2023.

O Findinexa Brasil é um evento internacional de empreendedorismo, realizado pela Associação Junior Achievement do Piauí e COFIBRA – Comitê Organizador do Findinexa Brasil – e também através do empenho e dedicação de uma equipe de voluntários, o Staff FNB. O fórum acontece durante uma semana, os participantes são submetidos a uma série de ações como: palestras, atividades em grupo, atividades individuais, simulação empresarial, simulação de bolsa de valores, bate papo com empresários, atividades recreativas, entre outras.
Além de participarem do FINDNEXA Brasil 2023, os alunos também participaram do Maker Day Brasil 2023 (https://www.makerdaybrasil.com/) apresentando experiências exitosas no âmbito da internacionalização, com o título “Relatos de experiências juvenis: Fórum Internacional de Empreendedorismo - Piauí/20 sob a orientação do professor Haroldo Bentes do campus Belém. Ainda destacando protagonismo dos alunos, eles publicaram artigo no evento de 15 anos do CONIF. Vale ressaltar que Luizela Moreira Miranda e Vinicius Gabriel Dias de Sousa fazem parte do Projeto de Iniciação Científica, também coordenado pelo professor Haroldo Bentes e cadastrado da Diretoria de Pós-Graduação e Inovação (DPI) do IFPA Campus Belém. Destacando que em novembro de 2023 eles irão apresentar os artigos científicos do projeto para uma banca de avaliadores das Universidades de Portugal (Instituto Politécnico de Bragança), Pequim e Brasil (IFPA Campus Belém e outros), caracterizando internacionalização do projeto.

A seguir, temos o Relato do dia 10/10/2023 dos alunos que participaram do FINDNEXA Brasil 2023

“A chegada em Teresina foi às 5h40min na rodoviária. Lá já estavam os staffs de participantes, recepcionando à todos, inclusive encontramos com delegação do Maranhão e Rio Grande do Norte. Reencontramos nossos colegas de FINDINEXA 2022 e fizemos logo o reencontro. Logo após, fomos para o hotel Array. Depois de toda essa conexão, conhecemos um pessoal incrível de fora do país, tais como: Uruguai, Guatemala, Chile, México, Estados Unidos e Argentina. Diferentes realidades, perspectivas e sonhos. Pela tarde, tivemos a consulta médica, entrevista com o pessoal do evento para nos conhecerem melhor e fizemos o check-in no hotel. Pela noite, participamos do briefing, a abertura oficial do evento com os representantes de cada delegação carregando sua bandeira e preparados para ouvir a programação e avisos do evento.”

Assim, os alunos do IFPA Campus Belém estão construindo a efetivação dos indicadores de internacionalização dentro da Instituição.