Página inicial > Publicações > Alunos do Campus Belém Realizam Visita Técnica no Parque Estadual do Utinga

Alunos do Campus Belém Realizam Visita Técnica no Parque Estadual do Utinga

• Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 15h10
  • Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 15h16

Alunos do IFPA campus Belém, do curso Técnico de Guia de Turismo,  realizaram visita técnica no Parque Estadual do Utinga, no dia 5 de outubro de 2023. Os discentes tiveram a oportunidade de vivenciar e aprimorar suas habilidades práticas na orientação e acompanhamento de grupos, e explorar as belezas naturais do parque ambiental. A visita técnica faz parte do processo integrado de ensino-aprendizagem das disciplinas de Técnicas de Guiamento e Educação Ambiental e Turismo, ministradas respectivamente pelos professores Bernardo Costa Junior e Renan Nogueira.

O Parque do Utinga, localizado na região metropolitana de Belém, é uma área de preservação ambiental rica em biodiversidade, trilhas e paisagens únicas. A visita teve como objetivo, proporcionar uma experiência de aprendizado significativa para os futuros Guias de Turismo. Sendo assim, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em um ambiente real.

A rota escolhido foi a Trilha da Mariana, e foi liderada por egressos do curso de Guia de Turismo do campus Belém, Alexandre Washigton , Flávio Cunha e Dayane Borges, que são condutores habilitados para acompanhar grupos na referida unidade de conservação. Durante a visita, os alunos tiveram a chance de compartilhar informações sobre a flora, fauna e história do parque com os condutores, proporcionando uma experiência educativa e enriquecedora.

“Essa iniciativa tem como intuito preparar os alunos para o mercado de trabalho e promover a conscientização para conservação do meio ambiente. A experiência no Parque do Utinga demonstra a importância da formação prática e da conexão com a natureza no desenvolvimento dos futuros Guias de Turismo”, relatou o professor e coordenador Renan Nogueira.