Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Alunos do curso de Gestão Hospitalar participam de dinâmica, em Terra Alta (PA)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos do curso de Gestão Hospitalar participam de dinâmica, em Terra Alta (PA)

  • Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 11h32
  • Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 15h21
  • Acessos: 409

A educação superior no Brasil tem avançado neste século, mas ainda precisa superar muitos desafios, dentre eles, a ruptura com padrões e modelos rígidos e o favorecimento ao protagonismo estudantil, para que os novos profissionais possam promover transformações na sociedade baseadas no domínio do conhecimento e na capacidade de aplicá-los.

Neste sentido, socializamos aqui uma experiência com uma turma do Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Instituto Federal do Pará – IFPA Campus Belém, ofertado através do programa Forma Pará, no município de Terra Alta, nordeste paraense, que tem assumido o protagonismo dentro e fora da sala de aula. Na primeira quinzena de outubro, através da disciplina Metodologia da Pesquisa, sob a responsabilidade da professora Drª. Neila Cabral, a turma fez sua imersão em várias metodologias e criou produtos acadêmicos para o ambiente virtual que já estão disponíveis para consulta. Durante a disciplina os alunos foram estimulados a explorar conteúdos teóricos, técnicos e práticos para a formação acadêmica e profissional. Ao longo desse período, os estudantes adquiriram conhecimentos essenciais relacionados à metodologia da ciência e a metodologia acadêmica.

A imersão no mundo virtual e o estímulo para a apropriação de aplicativos informatizados para melhor apresentar um produto da disciplina, foram orientados pela professora ao sugerir o envolvimento e a entrega de produtos de caráter inter e multidisciplinar, favorecendo consequentemente o protagonismo e a criação dos alunos.

A disciplina aconteceu em dois momentos, a saber: no primeiro, os alunos tiveram introdução ao pensamento científico e a apresentação e orientação de um portifólio de metodologias, que culminou com a produção de resumos acadêmicos sobre a temática da produção do conhecimento e a apropriação do método científico. Deste primeiro momento nasceu o primeiro produto: um podcast cujo objetivo é dialogar sobre os aprendizados em sala de aula, a partir da visão dos próprios alunos, onde discorrem sobre os novos aprendizados e motivam outros alunos na construção do conhecimento.

No segundo momento os alunos passaram a resenhar e debater temas atuais, com referência à produção do conhecimento baseado na ética, na área da saúde. E, a partir da indicação pela professora, de três temas, a turma selecionou a temática venda do plasma humano (PEC 10/2022), um tema polêmico, super atual, envolvendo todos os aspectos tratados na disciplina: a produção do conhecimento baseado na ética da pesquisa, o método, a socialização do conhecimento e a relevância na área da saúde (área de formação dos alunos). Esta temática está na pauta do Congresso Nacional e foi trabalhada pelos alunos a partir da técnica de juri simulado, criando uma possibilidade real de aguçar a capacidade criativa de abstrair sobre um tema. O resultado foi bastante positivo, levando a produção de uma segunda edição do podcast e criação de canais nas plataformas do YouTube e Spotify.

A preparação para o júri simulado contou com a participação de todos os alunos ativamente, do processo organizacional do evento até a conclusão dos trabalhos. A condução da sessão do júri simulado foi realizada pelas professoras Drª Neila Cabral e Drª Helena Cunha, que atuaram como juízas.

No júri simulado, a turma foi dividida em quatro grupos: organizadores do evento, defesa, acusação e juri. A aluna Maria Luiza Silva atuou como advogada de defesa, enquanto o aluno Rosivan Raiol desempenhou o papel de advogado de acusação.

Os demais alunos estiveram expressando suas opiniões conforme o grupo que pertenciam, em um debate rico de pesquisa, dados, informações e muita criatividade. A sessão teve uma duração de 40 minutos e culminou na vitória do grupo contrário à compra de plasma humano.

Os alunos relataram que participar desse mundo de conhecimento aberto pela disciplina Metodologia Científica foi extremamente gratificante, permitindo a expressão da criatividade para obter mais conhecimento. Além disso, apresentamos a criação de produtos com suas assinaturas, como o podcast e o canal no YouTube [link de acesso: https://youtu.be/acJqVV5jS0Y?si=B3-20a2EUlc4-OKf] e no Spotify [link de acesso: https://spotify.link/pp1n7U1xTDb] para compartilhar conhecimento sobre diversas disciplinas, passadas e futuras com um público mais amplo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->