Página inicial > Publicações > Professora alemã realiza palestra para grupo de pesquisa do campus Belém

Professora alemã realiza palestra para grupo de pesquisa do campus Belém

• Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 15h49
  • Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 15h50

O II Seminário de Iniciação Científica Café ComCiência retorna em modelo de aula show com a temática do “Antropoceno, limites planetários e o desenvolvimento sustentável”.

O evento é uma iniciativa do RESILITUR, grupo de pesquisa do IFPA Campus Belém coordenado pela Professora Dra. Neila Cabral. O Café ComCiência visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas.

Nessa versão, contou com a participação da Professora Dra. Marion Glaser do Centro de ecologia marinha tropical - ZMT da Alemanha que trouxe seus mais de 20 anos de trabalho com pesquisa sobre sustentabilidade ecológica e social, e auxiliou todos os professores e alunos presentes a analisar e desenvolver melhor sua relação com o conhecimento já produzido e a troca de informações entre academia e instituições que podem desenvolver soluções eficientes para a situação atual dos sistemas.

Além disso, abordou a importância da relação Homem-Natureza e como o espaço biogeofísico e o sistema social interagem. Este evento, foi principalmente importante para o desenvolvimento do projeto de Pesquisa: Turismo em Belém na COP30: Uma análise a partir das teorias de sistemas, do antropoceno e da resiliência, mas também vai funcionar para auxiliar todos os professores e alunos presentes a analisar e melhorar o ambiente regional até que ele atinja um nível global.

O conceito de limites planetários, do grupo de cientistas o qual faz parte a Dra. Glaser, discutido durante a aula, ajudam a analisar como esses limites definem até onde o desenvolvimento humano pode chegar sem afetar de forma irreversível a capacidade regenerativa da Terra. Entender quais são esses limites, qual a situação atual destes e como eles afetam a vida na Terra é importante para a elaboração de políticas públicas e mudanças de hábitos.