Página inicial > Publicações > Estudante, venha decidir as ações de Assistência Estudantil para 2024

Estudante, venha decidir as ações de Assistência Estudantil para 2024

• Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 18h03
  • Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 18h10

Nesta quinta-feira (14), às 17h, a Coordenação de Assuntos Estudantis e Ações Inclusivas (CAEST) realiza o Fórum de Assistência Estudantil, que tem o objetivo estabelecer diretrizes que orientam a formação dos estudantes para além dos processos de bolsas e auxílios financeiros. A atividade será realizada no Auditório Central (bloco B) do campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Esse modelo de organização da Política de Assistência Estudantil atende aos princípios da gestão democrática previstos nos artigos 206 da Constituição Federal e 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nesta concepção, compreende-se a participação da comunidade como elemento fundamental para construir as políticas, programas e ações que possibilitem melhorias nas condições para permanência dos estudantes na instituição de ensino.

Os relatórios elaborados pelos Campi com as informações sobre as principais demandas, requisições e debates encaminhados pela comunidade são utilizados como subsídios para a construção da Política Institucional de Assistência Estudantil.

Pensar em permanência é muito mais que repasse de auxílios. É, sobretudo, considerar as diferentes dimensões da vida dos estudantes e orientar as políticas institucionais para permanência e êxito com base na realidade concreta. É nessa direção que atuam as equipes multiprofissionais do campus Belém do IFPA.

Pauta:

1) Apresentação das propostas para as Ações da Assistência Estudantil para 2024;
2) Votação de opções apresentadas.

Público alvo: Representantes de turma, Centros Acadêmicos, Grêmio e estudantes do campus.
Data: 14 de dezembro de 2023 (quinta-feira).

Horário: 17h.
Local: Auditório Central - Bloco B.

A participação de todos/as é importante para contribuir com a definição das ações de Assistência Estudantil de 2024.

Venham e fortaleçam a voz dos estudantes neste importante espaço democrático que é o Fórum de Assistência Estudantil.