Página inicial > Publicações > Estudantes do técnico em Guia de Turismo realizam microestágio em Parauapebas (PA)

• Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 18h40
  • Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 11h43

No período de 21 à 24 de novembro de 2023, a turma M1332NF do Curso Técnico de Guia de Turismo realizou microestágio regional no município de Parauapebas (PA). Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar os empreendimentos e atrativos turísticos da Região de Integração do Carajás. A condução dessa experiência ficou a cargo dos professores Anaryê Rocha, Bernardino Costa, e Renan Nogueira, todos vinculados à Coordenação de Guia de Turismo - IFPA/Campus Belém.

Na manhã de terça-feira, 21/11, após o discurso inicial da viagem, os estudantes partiram do Campus Belém em direção a Parauapebas (PA). Ao longo do percurso, os alunos participaram de atividades orientadas pelos professores, que abrangeram apresentações sobre os municípios do percurso, procedimentos de embarque e desembarque, momentos de lazer e recreação, além de serviços de bordo.

No dia seguinte, quarta-feira, 22/11, o grupo dirigiu-se à Floresta Nacional de Carajás, onde foram recepcionados pelos condutores habilitados Esnandes Silva e Mayara Marques. Durante essa visita, os estudantes exploraram diversos locais, incluindo a Cidadela de Carajás, a Mina N4, o marco Zero na Mina N1, o Mirante e a Caverna do Mapinguari. Pela tarde, uma parada para os procedimentos de almoço na base de apoio Gavião Real, seguida por uma trilha até a Cachoeira das Águas Claras.

Na quinta-feira, 23/11, a turma embarcou em um City Tour pelo município, explorando diferentes pontos de interesse. Uma das paradas foi na Cooperativa Mulheres de Barro, reconhecida pelo trabalho artesanal em cerâmica. Posteriormente, o grupo se organizou para o almoço. Pela tarde, a visita prosseguiu na Estância Águas de Maria e, em seguida, no Garimpo das Pedras. Nesses locais, os estudantes puderam conhecer de perto a infraestrutura e o atendimento oferecidos pelos empreendimentos. Ao final do dia, retornaram ao hotel.

No desfecho da jornada, na sexta-feira, 24/11, após o check-out, as atividades de lazer e recreação acompanharam os alunos durante todo o percurso de volta a Belém. Nesse trajeto, os estudantes também conduziram apresentações sobre os municípios de percurso, aplicando práticas de serviço de bordo como parte integrante do aprendizado da turma. O itinerário incluiu paradas obrigatórias, culminando com o retorno ao IFPA/Campus Belém no fim da noite e marcando o encerramento do microestágio.

O docente e coordenador do curso, Renan Nogueira, enfatizou a importância dessa experiência para os discentes do Curso Técnico em Guia de Turismo, destacando que os alunos colocam em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula em campo. Ele concluiu afirmando que, dessa forma, cada aluno sai da instituição devidamente preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.