Página inicial > Publicações > Projeto de Pesquisa Desenvolvido pelo NUPEC do Campus Belém é semifinalista da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

• Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 15h27
  • Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 15h27

O projeto de pesquisa REDES SOCIAIS E A CULTURA DO CANCELAMENTO NO BRASIL: ESTUDO QUALITATIVO A PARTIR DE PRÁTICAS DISCURSIVAS NA IMPRENSA E NO TWITTER ENTRE 2018 E 2022,desenvolvido  pelo Núcleo de  Pesquisa em Educação e Cibercultura do IFPA campus Belém, concorre na área de Ciências humanas  da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (https://febrace.org.br/). O projeto foi realizado pelas ex-bolsistas de iniciação científica Wilma Beatriz da Cruz Alves e Ana Beatriz Miranda Veiga, sob orientação do antropólogo e professor do IFPA/Campus Belém Dr. Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, e coorientação do estudante de especialização Paulo Victor da Silva Ribeiro.

O trabalho tem como objetivo principal analisar a “cultura do cancelamento” no ciberespaço brasileiro em uma perspectiva ritual a partir da revisão bibliográfica e da análise qualitativa de casos com grande repercussão na mídia e de manifestações de usuários na rede social Twitter entre 2018 e 2021. A metodologia empregada na pesquisa envolveu criação de banco de dados, com fins de catalogação e análise qualitativa de matérias sobre a “cultura do cancelamento”; identificação das motivações que justificam as práticas e discursos associados ao cancelamento; e estudo das fases ou etapas que caracterizam padrões de ocorrência do cancelamento analisando sua eficácia, consequência e temporalidade.

Esse projeto recebeu aporte financeiro do Instituto Federal do Pará através de verba de custeio e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio de duas bolsas de iniciação científica, instituições que o NUPEC agradece pelo apoio.

A próxima etapa do evento envolve a avaliação do projeto por meio de vídeo e pôster postados na Mostra Virtual, do qual são selecionados 200 projetos para participar da Final em março de 2024 na Universidade de São Paulo.

Os resultados da pesquisa foram apresentados em diversos eventos, entre eles, a Semana Técnico-Científica do IFPA/Campus Belém, o V Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica, o II Simpósio Marajoara de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, o IX Congresso Internacional sobre Culturas, o Seminário de Saberes, Linguagens e Oralidades da Amazônia e está previsto para ser apresentado no V Congresso Latino-Americano de Antropologia, em Rosário, Argentina.

Folder FEBRACE 2024

Lista dos Semifinalistas FEBRACE 2024