Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Observatório do Mundo do Trabalho (OMT) divulga balanço das ações bimestrais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Observatório do Mundo do Trabalho (OMT) divulga balanço das ações bimestrais

  • Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2024, 12h29
  • Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2024, 12h59
  • Acessos: 163

A Direção de Extensão do campus Belém, por meio do Setor de Observatório do Mundo do Trabalho (OMT), divulgou um balanço das ações realizadas entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 para conhecimento da comunidade acadêmica. Dentre as ações, o setor enviou e-mails para egressos a fim de elaborar um mecanismo de envio de oportunidade de trabalho para egressos dos cursos ofertados no campus.

O setor informou que foi realizada, inicialmente, uma pesquisa qualitativa. Dos 2.300 e-mails enviados para egressos que concluíram a formação até 2018, o OMT obteve 490 respostas, sendo uma média de 54 respostas por dia, até o dia 3 de janeiro, quando encerrou a fase inicial.

Como resultado preliminar desta fase, o setor destaca que, a partir das respostas, foram encaminhados quatro processos de recrutamento para empresas parceiras do campus.

A meta do setor é que, "durante o ano de 2024, seja possível a realização de novas pesquisas quali e quantitativas junto aos egressos, sempre em alinhamento com as competências institucionais do OMT", informa Sérgio Novaes, chefe do setor de OMT do campus Belém.

SOBRE O OMT

De acordo com o organograma, o OMT tem como função:

 Auxiliar na formulação de políticas institucionais nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, incorporando, em sua estrutura, a realidade social local da comunidade acadêmico administrativa interna e externa do Instituto e o Mundo do Trabalho;

 Construir uma base de dados sólida sobre o mundo do trabalho e a educação profissional técnica e tecnológica em âmbito do Campus, regional e nacional, a fim de que possam ser visualizadas em diversos níveis (municipal, microrregional, mesorregional, estadual, regional) de integração entre o mundo do trabalho e a educação profissional técnica e tecnológica, bem como possibilitar o apontamento de qualidade e de melhorias institucionais;

 Promover e desenvolver estudos e pesquisas de prospecção tecnológica, de tendências ocupacionais e de demandas de mercado (de trabalho) que orientem a elaboração de programas e projetos institucionais na oferta da educação profissional técnica e tecnológica do Campus, dentre outras atividades.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->