Página inicial > Publicações > Campus Belém sedia curso de formação sobre Mudanças Climáticas

Campus Belém sedia curso de formação sobre Mudanças Climáticas

• Publicado: Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 15h04
  • Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 15h25

A aula de abertura do curso de “Formação de Multiplicadores sobre Mudanças Climáticas: Causas e Efeitos Socioambientais no Tecido Social de Belém” foi realizada na noite desta quinta-feira (25) no ginásio do campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA).

O primeiro dia da formação contou com a participação do Diretor-Geral do campus Belém do IFPA, prof. Helio Almeida, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e palestra do diretor regional da ONU-Habitat para América Latina e o Caribe, Elkin Velásquez.

O curso é promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Universidade Livre da Amazônia (Ulam), com apoio da IFPA; visa a mobilizar a participação popular na construção do Plano Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas da Cidade de Belém, uma ação pioneira construída com a sociedade para garantir políticas públicas concretas (programas sociais, de infraestrutura, etc.) sobre a realidade socioambiental.

A participação efetiva do campus Belém do IFPA ocorre por meio da participação de docentes no diversos Grupos de Trabalho que integram o curso para contribuir com a formação dos agentes multiplicadores. Durante a solenidade, houve, ainda, a apresentação da banda de música do IFPA, coordenada pela professora Weiller Pessoa.

Palestra

O tema da palestra de Elkin Velásquez foi “Mudanças Climáticas e o futuro das Cidades na América Latina e Caribe”.  Durante quase 40 minutos, Elkin trouxe aos inscritos na formação exemplos de cidades na América do Sul, como Medelin, na Colômbia, que virou exemplo de desenvolvimento urbano sustentável: um processo de ocupação urbana de acordo com proteção ambiental, redução de desigualdades e prosperidade econômica.

O representante da ONU reafirmou a potência de Belém, como sede da COP-30, e destacou na palestra que a capital paraense é sinônimo de liderança internacional das cidades amazônicas. "Belém também pode ser um laboratório de desenvolvimento urbano sustentável. Essa cidade tem muitos desafios, assim como tinha Medelin e ainda tem. Mas ela está mantendo esse processo e crescendo".

Duração

A formação será realizada em três dias com mesas temáticas e grupos de trabalho, com a cooperação de várias organizações sociais, sociedade civil e instituições de pesquisa parceiras, como as universidades públicas e faculdades privadas, além de grupos formados por conselheiros da cidade, do Tá selado, e membros do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas.

*Com informações da Agência Belém de Notícias