Página inicial > Publicações > Servidora do campus Belém defende dissertação de mestrado no ProfEPT

Servidora do campus Belém defende dissertação de mestrado no ProfEPT

• Publicado: Terça, 02 de Abril de 2024, 14h57
  • Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 14h57

No último dia 21 de março foi realizada a defesa da dissertação de Mestrado da discente e servidora, Aline Macedo Neri, do Setor de Aposentadoria e Pensão do campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA).

A dissertação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFPA (ProfEPT), cujo título é “A INSERÇÃO DO CONTEÚDO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD) NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPA/CAMPUS BELÉM: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CIDADÃ E INTEGRAL”. Já o Produto Educacional, originado da mesma, intitula-se “Apresentação de Vídeos educacionais como divulgação da Lei Brasileira de Inclusão no Ensino médio integrado no IFPA”.

A pesquisa da mestranda buscou inicialmente estabelecer uma aproximação entre os direitos das pessoas com deficiência e a formação cidadã e integral.  Com o objetivo de  promover o conhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência aos discentes do curso técnico de Eventos integrado ao ensino médio do Campus Belém/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPa).

Num segundo momento, a pesquisadora elaborou um produto educacional, na forma de vídeos, com a proposta de contribuir com a divulgação dos direitos das PcD e a Lei 13.146/2015. No total, foram elaborados 05 (cinco) vídeos com os seguintes assuntos: vivendo com diversidade, inclusão e acessibilidade para todos, todos juntos na inclusão, um mundo de oportunidade para todos, quebrando barreiras com a Lei.

A dissertação foi aprovada  pela banca examinadora formada pelas professoras Profª. Dra. Nivia Maria Vieira Costa ( IFPA/Campus Bragança - Examinadora Interna), Profª. Dra. Flávia Luciana Guimarães Marçal Pantoja de Araujo (UFRA - Examinadora Externa) e a banca foi presidida pela orientadora da mestranda  Profª. Dra. Priscila Giselli Silva Magalhães  (IFPA – Campus Belém).

O mestrado ProfEPT tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos. O Programa tem trazido oportunidades para a comunidade e servidores do IFPa como incentivo à formação continuada e desenvolvimento de produtos com impactos e benefícios aos Institutos Federais."