Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Pesquisadores do campus Belém realizam palestra no Palacete Pinho
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisadores do campus Belém realizam palestra no Palacete Pinho

  • Publicado: Terça, 02 de Abril de 2024, 15h07
  • Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 15h07
  • Acessos: 106
 
Para celebrar a reinauguração de um importante exemplar arquitetônico da história de Belém, o "Café, Prosa e Turismo" de março aconteceu, no último dia 27, no Palacete Pinho, uma edificação do final do século XIX que representa o ápice do período do ciclo da borracha.
 
Foi realizada a palestra "Geografia, Patrimônio e Turismo: a experiência dos Roteiros Geo-turísticos em Belém do Pará”, ministrada pela Profª. Drª. Maria Goretti Tavares, da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. 
 
Foi um momento muito importante para os membros do Grupo de Pesquisa CIATUR e demais convidados que estiveram presentes. A importância do olhar geográfico sobre o patrimônio histórico e o turismo intensifica as perspectivas de estudos e análises sobre edificações históricas e territórios onde incidem simbolismos e relações de pertencimento, imprimindo-lhes discussões sobre novos usos, contradições, relação espaço-tempo, memória coletiva, patrimonialização, produção do espaço, entre outras abordagens.
 
Agradecemos a Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, em nome da Professora Marta Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Arte, Cultura e Educação, pela parceria para a realização do evento. Gratidão à Professora Drª Goretti Tavares pela palestra rica em conhecimento que estimulou e incentivou a todos os presentes no desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão.   
registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->