Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Campus Belém firma parceria com Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto (SP)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Belém firma parceria com Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto (SP)

  • Publicado: Terça, 02 de Abril de 2024, 17h38
  • Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 17h38
  • Acessos: 768

O Projeto Científico Transdisciplinar no IFPA Campus Belém, foco na Extensão, coordenado pelo prof. Dr. Haroldo de Vasconcelos Bentes e equipe multidisciplinar firmou parceria interinstitucional interdisciplinar com o Programa "Adote ONLINE" na Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto do Hemocentro de Ribeirão Preto-SP., coordenado pelo professor Ms. Vinicius Moreno Godoi (https://www.casadaciencia.com.br/). 

Clique aqui para ler a carta de intenções.

O Projeto “Adote ONLINE”, desenvolvido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto-SP, é uma iniciativa que transcende as barreiras geográficas do local onde é produzido. Antes, informações científicas de alta qualidade ficavam restritas às instituições de pesquisa, muitas vezes devido à falta de programas específicos para auxiliar os pesquisadores nesse aspecto. Hoje, graças ao Adote ONLINE, esses profissionais têm a oportunidade de alcançar o público infantojuvenil em todo o Brasil.

Desde sua criação em 2020, durante o auge da pandemia, pesquisadores de diversas universidades, como a UNB, UFTM, UFSC, USP (Campus de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos), UNESP (Campus Jaboticabal e Araraquara) e Unicamp, têm produzido vídeos e atividades. E em parceria com a equipe da Casa da Ciência, levam um pouco do que é produzido em ciência e tecnologia de forma acessível e compreensível aos alunos do ensino básico.

Em 2023, o projeto atendeu 613 alunos, abrangendo 11 estados e 67 cidades. Essa iniciativa não apenas democratiza o acesso ao conhecimento científico, mas também inspira futuros cientistas e cidadãos conscientes. Afinal, a ciência é uma jornada que deve ser compartilhada por todos, independentemente de onde vivam ou estudem. E em 2024, a parceria no Pará, no IFPA Campus Belém com o projeto “Adote ONLINE” do Hemocentro de Ribeirão Preto-SP, incluem mais 21 anos (as) participantes do Pará no Mapa do Brasil (ver mapa abaixo), nas atividades interdisciplinares semanais do projeto pelo YouTube.

Assim, alunos (as) do Ensino Médio Integrado, curso de Saneamento inscritos na disciplina Filosofia III, integrando as bases da Iniciação Científica na disciplina Filosofia III, e as temáticas da medicina no projeto “Adote ONLINE”, na base da formação técnica de nível médio no curso integrado de Saneamento no campus Belém.

Para saber mais sobre a Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, você pode visitar o site oficial ou redes sociais do projeto.

https://www.casadaciencia.com.br/

https://www.facebook.com/casadacienciarp

https://www.instagram.com/casadacienciahemocentro/

https://www.youtube.com/@CasadaCienciaHRP

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->