Página inicial > Publicações > Atualização - Projeto de Extensão Earth

Atualização - Projeto de Extensão Earth

• Publicado: Terça, 30 de Abril de 2024, 07h54
  • Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 07h58

O Projeto de Extensão EARTH (“Eletronic Art and Reciclying for a Triving Habitat" ou "Arte Eletrônica e Reciclagem para um Hábitat Próspero") do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém visa sensibilizar os alunos e a comunidade acadêmica no desenvolvimento de uma consciência ambiental, por meio do aproveitamento dos resíduos eletrônicos do Campus , à serem utilizados como insumos para a produção de artefatos artísticos, projetos robóticos e outros, e será executado até dezembro deste ano.

Este está sendo coordenado pela Prof.ª Dr.ª Rejane de Barros Araújo e Prof.ª M.Sc. Vanessa Mello, vinculadas ao IFPA Campus Belém. Os alunos do  Campus Belém, por meio do projeto EARTH também participarão do projeto "Jovens Escritores", de autoria da coordenação do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) Maker, sob a supervisão da autora do projeto Rosilene Oliveira, Coordenadora da Biblioteca & Makerspace do CCBEU.

Destaca-se que este projeto tem o apoio do Grupo de Estudos em Robótica Aplicada e Educacional (GERAE) do IFPA Campus Belém, e como parceiros a Embaixada Americana dos Estados Unidos no Brasil e o CCBEU, fortalecendo e dando continuidade a esta parceria que vêm crescendo desde 2022 com diversos projetos desenvolvidos de forma exitosas.

O projeto EARTH já vem desenvolvendo algumas ações, a saber:

1) Oficina de Metodologia Científica com a equipe do projeto (12 alunos dos Cursos Técnico em Eletrônica, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação). A oficina iniciou no dia 22/04/2024 e irá até fim de maio/2024.

2) No dia 26/04/2024 foi realizada a Oficina de Prototipagem para a seleção de novos integrantes do projeto. Esta oficina foi realizada para alunos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio: Técnico em eletrônica, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Saneamento, Técnico em Edificações e Técnico em Design de Interiores.

3) No dia 29/04/2024 foi realizada a Oficina de Modelagem 3D, na modalidade online, para alunos do IFPA Campus Altamira.